A comunidade católica de Marabá foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (12) com o desaparecimento de um importante símbolo de fé: a cruz de madeira localizada em frente à Paróquia de São Félix de Valois, no núcleo Marabá Pioneira, foi furtada.
O pároco local, Padre Ademir Gramelik, manifestou grande preocupação com o incidente, especialmente pela proximidade dos festejos do padroeiro de Marabá, São Félix de Valois, que acontece no próximo dia 20 de novembro.
Veja também:
- Veja como se inscrever em grande festival de dança no Pará
- Cidade incentiva crianças à preservação com plantio de árvores
- Marabá participa da COP30 afirmando Compromisso Verde
"Ontem, quando fomos para a igreja de São Félix de Valois, tivemos esta surpresa. A cruz de madeira, que ficava na frente da igreja, uma cruz que já tem muitos anos que está lá, não estava mais", relatou o Padre Ademir, expressando a frustração da comunidade.
Dúvidas sobre o Motivo
O religioso informou que, até o momento, não há certeza sobre a autoria ou a motivação do sumiço, que pode ter sido causado por furto ou vandalismo.
"Tentei procurar saber o que aconteceu, mas não ficamos sabendo de fato se foi um vandalismo, se foi alguém que tirou. O certo é que a cruz sumiu de lá", afirmou o Padre Ademir.
"Como é uma cruz de madeira, nós até podemos imaginar que talvez ela possa ter estragado na borda e caído, e alguém levou, mas não sabemos de fato qual é o motivo. O motivo que o símbolo, né, que estava ali na praça católico, foi retirado."
A cruz é descrita pelo padre como um "símbolo da nossa cidade", por estar em frente à igreja dedicada a São Félix de Valois.
Cruz de 2017 e Programação Mantida
A cruz de madeira furtada foi instalada em 2017, durante a gestão do Padre Aelson, e confeccionada pelo marceneiro Félix Evandro Ramos Mourão, conhecido na região como Mestre Olívio, que mantém uma marcenaria em frente à igreja.
Apesar do ocorrido, a programação religiosa da paróquia segue normalmente. O Padre Ademir Gramelik aproveitou a comunicação para convidar os fiéis para a missa desta quarta-feira (12).

"Continuaremos com as nossas missas e hoje especial a Missa de Cura e Libertação. Quero convidar todos os marabaenses a estar presente nesse nosso festejo de São Félix de Valois", concluiu o pároco.
Duas novas cruzes serão confeccionadas: uma para a igreja de São Félix e outro pra catedral de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, também na Marabá Pioneira, conduzida pelo Terço dos Homens de Marabá. (Com apoio de James Oliveira, da RBATV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar