A cidade de Marabá, no sudeste do Pará, celebra nesta quinta-feira (20) o dia de seu padroeiro, São Félix de Valois. A data, oficializada como feriado municipal através do Decreto nº 496/2025, altera a rotina da cidade e mobiliza a comunidade católica com atos de fé e atrações culturais que seguem até o dia 23 de novembro.
O ponto alto das celebrações religiosas acontece nesta quinta, mantendo uma tradição secular. A programação prevê a realização de missa solene seguida pela tradicional procissão. O cortejo percorrerá as ruas da Marabá Pioneira, partindo da histórica Paróquia de São Félix de Valois, localizada no núcleo original da cidade. O momento reúne milhares de fiéis em caminhada, reafirmando a devoção ao santo que dá nome à primeira igreja do município.
Veja também:
- Cruz de paróquia é furtada dias antes de festejo de Padroeiro
- Novembro Azul alerta para a saúde do homem em Conceição do Araguaia
- Manutenção em viaduto altera trânsito na BR-155, em Marabá
Além da liturgia, a 103ª edição do Festejo de São Félix de Valois traz um diferencial em 2025. Pela primeira vez, o evento contará com uma atração musical de alcance nacional. Logo após a Santa Missa Campal, a Praça São Félix será palco para o show do cantor Thiago Brado, um dos maiores nomes da música católica contemporânea no Brasil.

A organização do evento é da Paróquia local com apoio institucional da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Segundo o secretário Genival Crescêncio, o suporte inclui infraestrutura completa de palco, som e segurança, além da atuação de órgãos como DMTU e Semma. "Este ano temos um diferencial importante com a vinda de Thiago Brado, fortalecendo ainda mais essa tradição tão importante para Marabá", destacou o secretário.
O ponto alto do festejo será na noite do dia 20 de novembro, feriado municipal, quando a Praça São Félix recebe o aguardado show nacional de Thiago Brado, um dos maiores nomes da música católica no país.

O festejo, que teve início no dia 9 de novembro, já contou com casamentos comunitários, batizados e noites sociais com comidas típicas. A programação oficial segue até o próximo domingo (23), encerrando um ciclo de duas semanas de atividades que misturam fé, cultura e identidade marabaense.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar