O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas meteorológicos, sendo um de perigo potencial (amarelo) e outro de perigo (laranja), para a região de Carajás. As previsões indicam a continuidade das chuvas intensas que já atingem a área, com destaque para a cidade de Marabá, que registrou alagamentos em diversos bairros desde a madrugada deste sábado (6).
🚨 Alertas do Inmet
O aviso mais grave, de "Chuvas Intensas (Perigo)", classificado como laranja, aponta para a possibilidade de:
- Chuva: Entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
- Ventos: Intensos, de 60 a 100 km/h.
- Riscos: Corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja também:
- Natal Encantado chega à 16ª edição com 9 dias de celebração
- Projeto “Comida é Direito” conquista 2º Lugar no Prêmio Innovare
- Rango de Feira encerra edição 2025 com grande celebração, confira
O segundo alerta, amarelo e de "Chuvas Intensas (Perigo Potencial)", prevê condições ligeiramente menos severas:
- Chuva: Entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
- Ventos: Intensos, de 40 a 60 km/h.
- Riscos: Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
🌧️ Impacto em Marabá
A situação prevista pelo Inmet se confirmou com a forte precipitação que caiu em Marabá e cidades vizinhas nas últimas horas. A chuva incessante, que começou durante a madrugada de sábado, causou transtornos em diversas áreas, incluindo bairros das regiões Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira.
Vídeos compartilhados nas redes sociais por moradores ilustram a dimensão dos estragos e a rápida elevação do nível da água em diversos pontos da cidade.
Os principais locais de acúmulo de água incluem:
Bairros Santa Rosa e Laranjeiras.
O entorno da chamada "Grota Criminosa", canal que corta a Nova Marabá, especialmente entre as Folhas 20, 27 e 28.
Próximo à Feira do bairro Laranjeiras, embora as vias tenham ficado tomadas pela água, o escoamento foi facilitado pelo sistema de captação e galerias pluviais.
👥 Defesa Civil em Ação
A Defesa Civil de Marabá está realizando vistorias nos locais mais afetados para monitorar a situação e prestar assistência. De acordo com o coordenador do órgão, Coronel Marcus Victor Lima Norat, a Defesa Civil irá elaborar um plano de apoio para atender a população que necessitar de suporte emergencial.
A previsão meteorológica para o restante do final de semana na região continua indicando tempo instável. O Inmet aponta para "muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas" tanto para o restante do sábado quanto para o domingo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar