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EM MARABÁ

Águas do Pará detalha planos resolver problema de falta de água

A empresa Águas do Pará assumiu a concessão da Cosanpa em Marabá e gerente executivo explica detalhes da migração e planos para resolver a falta de água

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Imagem ilustrativa da notícia Águas do Pará detalha planos resolver problema de falta de água camera O representante da Águas do Pará informou que durante o primeiro ano de operação, será construído o Plano Diretor de Água e Esgoto em Marabá | Reprodução

O fornecimento de água e saneamento básico em Marabá, no sudeste paraense, entrou em uma nova fase. Assumindo a concessão no lugar da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) desde o dia 8 de dezembro, a empresa Águas do Pará revelou seus planos de curto, médio e longo prazo para a cidade.

Na manhã desta terça-feira (9), Felipe Silveira, gerente executivo de operações da Regional de Marabá da empresa, foi o convidado do programa Clube da Manhã, apresentado por Nonato Dourado, na Rádio Clube FM 100,7, para detalhar o cronograma de investimentos e as primeiras ações na região.

Nova ETA e Mais Bombas

Felipe Silveira destacou que a transição de operações é gradativa, mas a empresa já trabalha em melhorias de curto prazo.

Velha Marabá: A empresa está em fase de dimensionamento para instalar uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de operar 100 litros por segundo. A nova ETA será de ciclo completo, garantindo qualidade da água através de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Veja também:

Nova Marabá e Cidade Nova: Está prevista a instalação de duas novas bombas na captação da estação Nova Marabá. O objetivo é aumentar a disponibilidade e regularidade do abastecimento nesses dois núcleos.

Silveira ressaltou que a empresa trabalha com a máxima celeridade para viabilizar essas melhorias o quanto antes.

🗺️ Plano Diretor e Desafios Geográficos

O representante da Águas do Pará informou que durante o primeiro ano de operação, será construído o Plano Diretor de Água e Esgoto. Este documento será crucial para definir o cronograma de obras, projetos e a expansão dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário para o curto, médio e longo prazo.

Felipe Silveira, gerente executivo de operações da Regional de Marabá da Águas do Pará em entrevista a Nonato Dourado
📷 Felipe Silveira, gerente executivo de operações da Regional de Marabá da Águas do Pará em entrevista a Nonato Dourado |Michel Garcia

Ao ser questionado sobre os desafios geográficos da Nova Marabá—com seu relevo acidentado que causa problemas de pressão em bairros como Folha 29, Quilômetro 7, Folha 15 e Folha 8—o gerente explicou que a solução para cada área de difícil acesso será definida por estudos hidráulicos e modelagem que farão parte do Plano Diretor.

Cobertura e Situação do Saneamento

A Águas do Pará pertence ao Grupo Aegea, uma gigante do saneamento que atua em 15 estados brasileiros e atende mais de 39 milhões de pessoas. Em Marabá, a empresa assumiu a regional que inclui também Breu Branco e Dom Eliseu. No total, a companhia opera em 37 municípios no Pará, incluindo Belém e Ananindeua.

Um dos maiores desafios em Marabá é o saneamento. Segundo o executivo, o índice de esgotamento sanitário da cidade, conforme o edital, é de menos de 1%. A empresa planeja reverter esse quadro com os investimentos a serem definidos no Plano Diretor, destacando que o saneamento é um tema de saúde pública.

🗣️ Canais de Atendimento, Débitos e Tarifas

Felipe Silveira aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas da população sobre a transição:

Débitos com a Cosanpa: Os clientes com contas em aberto devem negociar diretamente com a Cosanpa, que continua com o atendimento disponível na Estação Cidadania para tratar destes débitos. A relação com a Águas do Pará começa sem dívidas para o cliente.

Tabela de Preços: Não haverá aumento de tarifa. A única mudança é a paridade da tarifa de esgoto, que passa de 60% para 80% sobre o valor da água, sem modificar a tabela tarifária básica.

Vagas de Emprego: O processo seletivo para a montagem das equipes de operação, manutenção e agentes de saneamento foi aberto a todos que desejassem se candidatar, incluindo ex-colaboradores da Cosanpa que optaram por participar do processo.

Atendimento ao Cliente:

0800-091-0091 (Telefone e WhatsApp, 24h)

Aplicativo Águas App (24h)

Atendimento Presencial: Estação Cidadania, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Ao final, Nonato Dourado expressou o desejo de que o trabalho da Águas do Pará traga as melhorias necessárias, reconhecendo que a tarefa é difícil e exige paciência da população, mas com o planejamento e a equipe qualificada, espera-se uma solução para o abastecimento no próximo verão.

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