Em entrevista exclusiva concedida nesta segunda-feira (15) ao programa Clube da Manhã, na Rádio Clube de Marabá, o General Ênio Barbosa Fett de Magalhães, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, a maior e mais poderosa brigada do Exército Brasileiro sediada na cidade, detalhou as missões estratégicas da unidade e os preparativos para o cinquentenário em 2026.
O General Enio assumiu o comando da brigada em 14 de agosto de 2025, após ser promovido a General em 31 de julho do mesmo ano. Ele expressou sua satisfação em retornar a Marabá, onde já havia servido entre 2014 e 2015. “Foi um privilégio, uma grande satisfação após a minha promoção, como primeira comissão, ser designado para comandar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva e ter a oportunidade de retornar aqui a Marabá. Foi um grande presente”, afirmou o General.
Veja também
- Mulher baleada em Tucumã é socorrida pelo marido
- Corpo é encontrado na barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí
- Vandalismo e furto destroem decoração de Natal em cidade do PA
O Comandante destacou a importância da 23ª Brigada para o Exército Brasileiro, classificando-a como uma das cinco "Forças de Emprego Estratégico" do país.
• Força de Emprego Estratégico: A brigada deve estar pronta para atuar em qualquer área do território nacional, embora sua vocação principal seja o teatro de operações amazônico.
• Força de Prontidão: A unidade mantém uma tropa vocacionada de cerca de 1.100 a 1.200 militares, com treinamento específico, sempre pronta para operar em qualquer tipo de missão do Comando Militar do Norte (CMN).
Operações Recentes Destacadas
Desde que assumiu o comando, o General Enio liderou a brigada em uma série de missões e exercícios cruciais:
• Certificação da Força de Prontidão: Logo após a posse, a brigada passou por uma rigorosa certificação, chancela do Comando de Operações Terrestres e do CMN, garantindo sua plena aptidão operacional.
• Operação Santa Bárbara: Um grande exercício de tiro com armamentos coletivos e pesados (morteiros e obuseiros), realizado a cerca de 1000 km de Marabá, com o objetivo de coroar o adestramento das frações de artilharia.
• Operação Atlas: Considerado o maior exercício do Ministério da Defesa em 2025, foi uma operação conjunta em Roraima que envolveu Exército, Marinha e Força Aérea, reforçando o papel da 23ª Brigada como força estratégica.
• Segurança da COP 30: A brigada participou ativamente da segurança da Conferência do Clima em Belém, com responsabilidades que incluíam a proteção de infraestruturas estratégicas (Usinas de Belo Monte e Tucuruí), estações de tratamento de água e a segurança direta na "Zona Azul" do evento.
O General Enio confirmou que o ano de 2026 será de celebração para a brigada, que completará 50 anos em Marabá. Uma programação especial está sendo planejada, visando a integração com a sociedade civil:
• Olimpíadas da Brigada: Serão realizadas novamente, trazendo equipes das organizações militares subordinadas.
• Seminário de Defesa e Desenvolvimento: Um evento inédito com participação de universidades locais, buscando maior integração com o meio acadêmico.
• Corridas e Formaturas: Atividades tradicionais para marcar a data.
“Vai ser uma celebração não só para a brigada, mas acredito que também para a cidade, porque os nossos soldados são os filhos da sociedade aqui de Marabá,” concluiu o Comandante.
“A gente tem vários objetivos... existe um currículo oculto que são que é trabalhado ao longo desse ano, reforçando os valores... civismo, patriotismo, fé na missão do exército, coragem, espírito de equipe,” disse o General, enfatizando que a instituição busca devolver à sociedade um militar mais maduro, profissionalmente formado e com valores éticos e morais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar