A educação tem grande potencial transformador. O conhecimento que uma pessoa recebe ao longo da vida pode fazer a diferença e, dessa forma, mudar estatísticas e realidades.
Não é à toa que o estudo é tão valorizado quando pensamos em mudanças de paradigmas. É por meio do estudo que muitas pessoas obtêm ascensão social e superam desigualdades.
Mas, alunos de uma escola na zona rural de Eldorado do Carajás, no sudeste do estado, não estão podendo frequentar as salas de aula, pois o prédio está prestes a desabar.
Temendo que algo pior aconteça, os pais dos estudantes da escola Construindo Conhecimento, no Assentamento Lourival Santana, mais conhecido por Vila Peruana, se reuniram e decidiram não mandar mais os filhos para escola.
A mãe de um aluno, que pediu reserva do nome, afirma que uma tragédia está prestes a acontecer. “A qualquer momento pode acontecer um acidente grave com os alunos, pois a construção de madeira é antiga. Isso é uma tragédia anunciada”, afirma a mulher.
VEJA TAMBÉM:
VÍDEO: Quase 200 detentos deixam casas penais de Marabá
VÍDEO: Motorista morre na BR-155 após colidir com ônibus
Detran e PRF iniciam fiscalizações na Operação Finados
A escola é a única da comunidade. O estabelecimento de ensino atende cerca de 370 alunos, do 5º ano 9º ano. Além disso, tem 18 professores concursados. Outra dificuldade é que 70% dos estudantes precisam de transporte escolar.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Procurada pela nossa reportagem, a secretária de Educação de Eldorado do Carajás, Dinaqueile Barros da Silva Oliveira, disse que já existe um projeto para a construção do prédio da escola na Vila Lourival Santana e que estará em reunião com a prefeita Iara Braga e com o secretário de finanças Luís Cláudio para traçar um planejamento para construção da escola com recursos próprios.
Dinaqueile reconhece o problema enfrentado pela comunidade e que no momento a proposta é manter os alunos nas aulas remotas. Ela afirma ainda que no primeiro semestre de 2022 a prefeitura dará uma resposta para comunidade da Vila Peruana.
“Com relação a licitação do transporte escolar, estamos aguardando a data para que seja lançado o edital, o juiz já lançou parecer favorável para o transporte escolar, depois da licitação tudo vai voltar ao normal com todos os atendimentos necessários”, finalizou Dinaqueile.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar