O governo do Pará iniciou nesta terça-feira (22), o pagamento do programa estadual "Recomeçar" às 65 famílias em situação de vulnerabilidade social de São João do Araguaia, no sudeste paraense, que tiveram suas casas danificadas pelas cheias dos rios Araguaia e Tocantins neste começo de ano.
A iniciativa garante a concessão de um salário mínimo para utilização da reconstrução dos imóveis danificados pelas águas, e o pagamento já está sendo realizado na agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) entregue nesta terça, a primeira agência bancária do município fundado há 62 anos.
O benefício é direcionado a famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que de fato moram na construção atingida pelas consequências das fortes chuvas. O governador Helder Barbalho, em agenda pela região, esteve na cidade para fazer a entrega simbólica da ajuda emergencial. "Uma forma de olhar por aqueles que estão vivenciando as consequências de serem atingidos pelas cheias do Araguaia com o afluência do Tocantins, e um apoio a estas famílias, para que diminua o sofrimento de quem está em situação de alagamento", declarou.
De acordo com o capitão Carlos Rangel, assessor técnico da Defesa Civil do Estado do Pará, a Defesa Civil de São João do Araguaia contabilizou 65 cadastros, mas é possível que esse número aumente e seja feito um novo momento de registros e pagamentos.
"Estamos fazendo o confronto de dados da Defesa Civil municipal, acionando essas pessoas para algumas confirmações, e já reunimos com a gerência local do Banpará para começar o pagamento do 'Recomeçar' o quanto antes", detalhou.
Claudete Borges de Oliveira, é dona de casa, e com a enchente, perdeu um armário, um guarda-roupas e um colchão. Ela pretende comprar tudo novamente com o auxílio garantido pelo governo do Estado. "Acho que se não fosse esse apoio eu não ia ter guarda-roupas de novo tão cedo", afirmou.
Já Regiane Silva Lima, que é estudante e autônoma, vai precisar reconstruir a fachada da casa, de madeira, que ficou bastante danificada pelo desastre. "As tábuas da frente ficaram mofadas, corroídas, não perdi os móveis porque consegui tirar antes do alagamento, mas o piso rachou", relata ela, que soube pelos jornais do programa Recomeçar e correu atrás. "Ia demorar bastante para eu conseguir dar essa reformada se não fosse o governo com essa ajuda agora", reconheceu.
Veja também:
Governador assina Ordem de Serviço para duplicação da BR-222
Estado já liberou mais de R$ 3 milhões para desabrigados
Convênio - Na mesma ocasião, o governador Helder Barbalho firmou uma parceria com a prefeitura de São João do Araguaia de pouco mais de R$ 503 mil para garantir recursos de assistência técnica a 100 agricultores do programa Territórios Sustentáveis.
"São recursos que irão fortalecer a vocação econômica do município, fazendo com que esses trabalhadores da agricultura familiar possam ter apoio técnico e assistência necessária para melhor produzir", destacou o chefe do Executivo Estadual. O termo também assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar