Uma das funções dos órgãos de vigilância sanitária municipais é vistoriar, fiscalizar e apreender produtos com data de validade expirada, adulteração de embalagem, retirada de informações do rótulo, cobertura da data de validade (vencida), falta de informações necessárias para inspeção básica do consumidor. É importante lembrar que o consumo de alimentos com data de validade expirada causa sérios riscos à saúde dos consumidores.
Na última quinta-feira (24) diversos produtos com a data de validade vencidos foram apreendidos nos estabelecimentos comerciais de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Os produtos mais encontrados pela vigilância foram bebidas com data de validade expirada, entre estas 278 latas de cerveja e 29 garrafas de guaraná.
Em apenas um estabelecimento comercial 267 kg de arroz vencido em 53 pacotes de 5 kg foram apreendidos. Também foram apreendidos diversos produtos nas sessões de frios, tais como batatas congeladas, pães de queijo, carnes e outros.
Veja também:
Jovem mata irmã a golpes de faca durante discussão
Mulher reclama com marido e acaba sendo agredida em Marabá
Segundo a lei 1.222/15, quando um produto é apreendido o responsável tem 15 dias para recorrer da decisão fiscalizadora. Os comerciantes foram advertidos em observar os produtos que estão com a data de validade do ano de 2021 e ainda continuam nas prateleiras. A Vigilância Sanitária não pode divulgar o nome dos estabelecimentos que vendem produtos vencidos, cabe aos consumidores observar a data de validade dos produtos na hora de comprar e ajudar nessa fiscalização.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar