plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CAMPEÃO DA PAZ

Município da região está há quase 700 dias sem homicídios

O município de Bannach, no sudeste paraense está há 646 dias sem registrar nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte. Ele é o primeiro da lista divulgada pela Segup nesta terça

Imagem ilustrativa da notícia Município da região está há quase 700 dias sem homicídios camera Bannach fica a 340 quilômetros de Marabá | Reprodução

O município de Bannach, distante cerca de 340 quilômetros de Marabá no sudeste paraense está há 646 dias sem registrar nenhum crime violento, tendo registrado a última ocorrência em 24 de julho de 2020. O relatório foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, (Segup) e mostra o resultado das ações efetivas no combate a violência.

Ações descentralizadas atreladas à Integração, investimentos e inteligência realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) contribuíram para que 74 dos 144 municípios paraenses não registrassem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, há mais de 30 dias. Os dados foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, na última terça-feira (3) e estão atualizados até o último domingo (01).

Outros municípios da região de Carajás que entraram no relatório foram Piçarra (206), Palestina do Pará (96), São Domingo do Araguaia (88) e São Geraldo do Araguaia (55).

Veja também!

Parauapebas comemora aniversário com shows nacionais

Prazo para transferir título de eleitor termina nesta quarta

Seminário vai discutir a prevenção da violência sexual

Os motivos que apontam essa redução contínua da violência no Estado perpassam pelo investimento realizado na área da segurança pública e pela presença das ações do Governo. Municípios, anteriormente, sem nenhum investimento em politicas de segurança, passaram a receber mais polícia nas ruas, investigações qualificadas e maior controle dentro do cárcere, o que fez diminuir a violência extramuros, pontuou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

“Os dados consolidados também são resultado de um trabalho integrado das forças de segurança. Em decorrência disso, podemos comemorar mais um vez, o fato de mais de 50% dos municípios do estado não registrarem há mais de 30 dias, cimes violentos, o que reflete em outros indicadores. Isso demonstra a integração das forças e uma forte ação da segurança pública por todo o Pará”, frisou o titular da Segup.

Redução

Dentre os municípios, há alguns com números em queda em outros indicadores. Em 2022, de janeiro a abril, Salvaterra, ficou 91 dias sem registrar CVLI, mantendo a estabilidade em comparação ao mesmo período do ano passado. Também neste período houve reduções de 85% nos casos de roubo em relação a 2021. Terra Alta está há 133 dias sem nenhum crime violento e também apresentou redução de 68% nos crimes de roubo.

A redução nos municípios é um reflexo da queda da violência em todo o estado do Pará. O número de latrocínios, que é o crime de lesão corporal seguido de morte, computou redução de 53,33% ao comparar o período de 01 janeiro a 01 de maio dos anos de 2022 e 2021, em todo o estado. Ao comparar o período deste ano com 2018, a redução é de 71,23% dos crimes de mesma natureza.

Descentralização

Uma das ações que está contribuindo para a redução dos crimes violentos é o Projeto "Segurança Por Todo o Pará", que foi implantado com o intuito de reduzir os indicadores e promover, cada vez mais, a paz social e segurança no interior do estado, após ações exitosas na Região Metropolitana de Belém nos últimos três anos.

Em 2021, o projeto percorreu 13 das 15 Regiões Integradas, levando oficinas para a realização de um diagnóstico preliminar sobre a incidência regional de problemas nas áreas temáticas de atuação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sieds). Já em 2022, a segunda fase do projeto já alcançou 50% das Risps com a operacionalização das ações, que já resultaram em cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, apreensões de armas de fogo e drogas, além de ações no trânsito e de fiscalização em geral.

“A integração tem sido o principal viés dessa iniciativa, de realmente fomentar e, cada vez mais, integrar os órgãos para que a gente possa fazer essas operações. Tudo que foi discutido na primeira fase, que foi levantado de possibilidade, de necessidade, está sendo agora implementada através de operações integradas”, frisou o secretário Ualame.

Monitoramento

A Segup monitora diariamente os dados estatísticos e de criminalidade em todo o estado, tanto para acompanhar a realidade de cada região, diante das diferenças regionais, como para efeito operacional, contribuindo para o planejamento das ações de policiamento e operações, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias