Cerca de 600 indígenas de 25 aldeias pertencentes à Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Pará, estavam sendo esperados neste domingo (2) para exercerem o direito do voto.   

As seções 24 e 269, que fazem parte da 100ª Zona Eleitoral, foram instaladas em uma escola na aldeia Parkatêjê. Desde as primeiras horas, eles lotavam o local de votação. 

Indígenas aguardando a vez de votar
📷 Indígenas aguardando a vez de votar |Elioenay Brasil/ RBATV

O técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Genilton Mesquita, esteve acompanhando a votação. “Está tudo sob controle. Eles estão comparecendo. Aqui são cerca de 600 eleitores e eu creio que uns 80% devem comparecer”, informou, acrescentando que uma guarnição da Polícia Militar estava fazendo a segurança do local. 

Santinhos de candidatos foram espalhados em frente a escola na aldeia
📷 Santinhos de candidatos foram espalhados em frente a escola na aldeia |Elioenay Brasil/ RBATV

Veja também:

Santinhos de candidatos sujam portas de escolas em Marabá

Eleitores reclamam de problemas com biometria em Redenção

Homem tenta votar duas vezes e urna é impugnada

Caciques das aldeias vizinhas a Parkatêjê fizeram questão de exercer o direito do voto. “A gente está aí para exercer o nosso direito e aguardar o resultado. Todos estão conscientes sabem que é um momento impar, uma coisa que pode definir o nosso futuro. Todos têm que está participando”, informou o cacique Khapramtim.

Desde as primeiras horas, eles lotavam o local de votação na aldeia Parkatêjê, em Bom Jesus do Tocantins Foto: Elioenay Brasil/ RBATV

MAIS ACESSADAS