O município de São Geraldo do Araguaia, localizado no sudeste do Estado, possui exuberantes belezas naturais, entre elas, a Serra das Andorinhas, uma das áreas de proteção ambiental mais ricas em biodiversidade do país, e a Praia da Gaivota, que vêm atraindo um considerável fluxo de pessoas, demonstrando a força do ecoturismo para a economia do município.
Apesar de estar em franca ascensão, essa cadeia produtiva ainda necessita de políticas públicas e de infraestrutura para alavancar os índices de desenvolvimento socioeconômicos da localidade.
Para discutir a implementação de ações do Estado que possam colaborar com esse objetivo, nesta quinta-feira (22), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), a Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado e a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia realizaram um Seminário de Desenvolvimento Econômico para um público de empresários e lideranças políticas e da comunidade.
O evento, organizado pela prefeitura, reuniu o setor produtivo, entidades do sistema S, representantes de instituições bancárias e governamentais com o propósito de apresentar a parceria celebrada com a Codec este ano, e de que forma a Companhia poderá colaborar para impulsionar a economia local, em parceria com os demais agentes envolvidos.
+ IBGE: assinado contrato com banca para mais 325 vagas
“A Codec está aqui, por determinação do governador Helder Barbalho, para somar esforços. A parceria firmada com a prefeitura este ano tem foco na melhoria do ambiente de negócios e nos investimentos", explicou Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, que, na ocasião, representou o titular da pasta, Lutfala Bitar."
Vamos levantar quais são os ativos econômicos de São Geraldo, além do turismo, que está pronto para ser explorado, além das outras vocações. Isso é fundamental. O desafio aqui é compreendermos o diagnóstico dessa nossa região aqui, lembrando sempre que não estamos falando só no desenvolvimento de negócios industriais. Podemos vir a implementar uma Área Econômica Incentivada mais abrangente, que atenda a outros setores além do industrial”, explicou.
Rodrigues abriu o diálogo com o público presente no evento com uma apresentação completa sobre a Codec, incluindo sua missão e objetivos, além do papel da instituição na estrutura do Governo do Estado. “A Codec trata de qualquer tipo de atividade econômica que o investidor queira desenvolver no Estado. Somos a porta de entrada para os investimentos e trabalhamos em parceria com as secretarias estaduais no sentido de colaborar com a implementação de políticas públicas que melhoram o ambiente de negócios, para que a Codec possa entrar em seguida com a atração de negócios para o Estado.”, explicou.
+ Quatro são presos por comércio de ouro e trabalho escravo
Entre as entregas previstas pela Codec, que está implementando o Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo no município, está a elaboração de um diagnóstico socioeconômico, o levantamento de potencialidades locais, a elaboração do Guia do Investidor e a proposição de uma lei municipal de incentivos fiscais, que poderá reforçar a estratégia de atração de investimentos.
Jefferson Oliveira, prefeito de São Geraldo, está otimista com o futuro do município, a partir de obras que estão sendo implantadas e da parceria com o governo. “São Geraldo está vivendo a sua melhor época. Com a finalização da construção da ponte e com a entrega recente da subestação de energia, o otimismo da classe empresarial está muito grande em relação ao futuro", enfatizou.
"Com a vinda da Codec, essa articulação com o governo do Estado, acrescentou ainda mais estímulo aos nossos empreendedores a investir cada vez mais na nossa cidade e não somente isso, a Codec e o nosso governo municipal, fazendo um trabalho a curto, médio e longo prazo, São Geraldo vai certamente atrair grandes investimentos e grupos empresariais que vão gerar emprego, renda e desenvolvimento aqui, então esse evento de hoje foi o pontapé inicial para alavancar a economia local e do Estado”, disse.
FUTURO PROMISSOR
Para o titular da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon, a realização do seminário aponta caminhos para o futuro com a fundamental presença da sociedade. “Este é um momento importante para o futuro de São Geraldo. Estamos aqui representando o Governo do Estado, juntamente com a Codec, em parceria com a prefeitura e com a presença de vereadores, sociedade civil, comerciantes e empresários discutindo o planejamento para o futuro deste município. Essa é uma discussão que começa olhando pelo presente, relembrando as obras já feitas aqui pelo governo Helder Barbalho e o que estamos já trabalhando em termos de infraestrutura para que possamos dotar São Geraldo de tudo o que é necessário para o seu desenvolvimento”, disse.
Ponte ligará o Pará ao Tocantins
São Geraldo do Araguaia, localizado na divisa do Pará com o Estado do Tocantins, deverá ter em breve um reforço logístico, principalmente para o escoamento do que é produzido no Pará para outros estados do país. A ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará o município de Xambioá (TO) a São Geraldo, de 1,7 mil metros, é uma obra do governo federal, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com previsão de entrega para o 1º semestre de 2024.
+ Mudança na lei afeta motociclistas e você precisa correr!
A obra é considerada fundamental para o desenvolvimento social e econômico de São Geraldo do Araguaia nos próximos anos. Com a liberação do tráfego pela ponte, e com o desenvolvimento da parceria com o Estado, a gestão municipal acredita que grupos empresariais de diversos segmentos deverão procurar o município para investir.
A execução da obra contou o apoio e articulação do então Ministro da Integração Nacional e atual governador do Pará, Helder Barbalho, que colaborou, ainda, para a união de esforços entre as bancadas de parlamentares do Pará e do Tocantins para a garantia dos recursos necessários.
Expectativa do setor produtivo
Ricardo Silva, gerente da principal loja de móveis e eletrodomésticos em São Geraldo, compareceu ao evento porque considera importante discutir o futuro do município. “Nós estamos aqui ansiosos para o crescimento e para o desenvolvimento do município, tanto que o proprietário da nossa loja já está projetando sairmos de uma loja de 1800 m² para um outro espaço de 8 mil m², já agora no final deste ano, então a gente vê que a chegada da Codec aqui neste momento é de suma importância, tendo a certeza do sucesso dos projetos aqui apresentados pela prefeitura e pelo governo do Estado”, explicou.
+ Marabá sedia eventos regionais das APAES durante dois dias
“A conclusão da ponte é uma das nossas maiores expectativas, tanto que esse é um dos motivos de estarmos ampliando o nosso espaço físico, justamente para atender as demandas que virão. Atualmente, somos uma empresa que hoje tem 17 lojas espalhadas em 4 estados, e que aqui em São Geraldo terá, em breve, uma de suas maiores lojas”, concluiu.
Luzimar Cavalcante, proprietário de uma indústria de cerâmica, “Esse evento demonstrou que o nosso município tem visão de futuro, tem muitos potenciais a serem desenvolvidos, basta que isso seja melhor explorado a partir de investimentos. Nós, por exemplo, já estamos planejando uma ampliação da nossa empresa, aumentando a nossa capacidade para atender uma clientela maior e gerando mais empregos em São Geraldo”, adianta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar