O governador do estado de Maryland, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência após o desabamento de uma ponte de 3 mil metros de extensão, atingida em um de seus pilares, por um navio de carga na madrugada desta terça-feira (26). Wes Moore, declarou estado de emergência ainda na manhã desta terça.
A embarcação de carga colidiu com a ponte Francis Scott Key em Baltimore, nos Estados Unidos, resultando na derrubada da estrutura. O incidente ocorreu por volta das 1h30 desta terça-feira, 26, às 2h30 no horário de Brasília.
Após a colisão, o navio pegou fogo e afundou, levando diversos veículos consigo para dentro da água. De acordo com o portal Metrópoles, autoridades locais suspeitam que pelo menos 20 pessoas possam estar no rio.
Veja também:
- Maiara, da dupla com Maraisa, choca com magreza extrema
- Cliente de bar é morto após amigo cumprimentar balconista
- Motorista de caminhão rampa é executado com tiros na cabeça
As autoridades descartaram que o incidente tenha sido intencional, mas confirmam que pessoas e veículos caíram na água após a estrutura colapsar. Ao menos sete pessoas ainda estão desaparecidas.
Conforme informou a Autoridade de Transporte de Maryland, todas as pistas da ponte, que possui 2,6 km de extensão, foram fechadas em ambas as direções. As equipes de emergência estão procurando por pelo menos sete veículos que caíram, conforme relatado por Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore.
Também em um comunicado, a Casa Branca disse estar acompanhando os desdobramentos em Maryland e ofereceram ajuda federal ao governo do estado. A Presidência também lamentou pelo ocorrido.
Águas geladas
Nesta época do ano, a temperatura média da água no rio Patapsco é de -1°C. “Parece pelo menos cerca de -1°C onde estou. Pode ser um pouco mais baixo do que isso. E tenho certeza de que a temperatura da água está ainda mais fria. E isso pode representar uma preocupação e um risco para nossos mergulhadores”, disse Cartwright.
Ele enfatizou que as equipes estão trabalhando "metodicamente e com segurança" para garantir a segurança de todos no local e para progredir sem causar danos adicionais.
"Nosso foco agora é tentar resgatar e recuperar essas pessoas", acrescentou o profissional, observando que é muito cedo para determinar o número exato de pessoas afetadas, mas que parece ser um "evento em desenvolvimento com vítimas em massa".
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, nas águas do rio Patapsco, perto do porto de Baltimore. Inicialmente, uma estimava divulgada pelo Corpo de Bombeiros local indicava que cerca de 20 pessoas e carros teriam caído na água, mas declarações mais recentes das equipes de busca falam em dois resgatados — um deles em estado grave — e sete desaparecidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar