
Os amantes da pesca têm neste sábado (26) e domingo (27) o último fim de semana completo com o exercício da atividade liberada na região sul do Pará. O período de defeso da Piracema – quando as espécies de peixes se reproduzem – começa à zero hora de 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2025, ficando assim proibida, em regra, a pesca na bacia do Araguaia.
Quem quiser aproveitar os últimos dias de pesca liberada na região precisa ficar atento às normas ambientais para que a diversão não se transforme em aborrecimento.
Com o início da Piracema, período de reprodução das espécies, fica proibido, portanto, a atividade pesqueira no Estado, desde a modalidade pesque e solte, a pesca amadora e também a profissional.
Veja também:
- Azeite de oliva: sua saúde pode estar em risco!
- Cantora diz o motivo para rejeitar namoro com Roberto Carlos
- Veja como usar a nova Inteligência Artificial do WhastApp!
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Conceição do Araguaia (Semarh), apenas será tolerada a pesca de subsistência exercida por pescadores profissionais que dependam do peixe para sua sobrevivência (até 5 kg mais um exemplar), ainda assim só podem retirar do rio o suficiente para se alimentar, não sendo permitido estocar. Da mesma forma fica proibido a comercialização e o transporte de pescado nos próximos quatro meses.

Os estabelecimentos e os pescadores profissionais que possuam estoque de peixe nativo devem realizar a declaração de estoque junto a Semarh, na Avenida Magalhães Barata, Centro, no horário de expediente, até o dia 31 de outubro.
Após essa data, os estoques não declarados estarão sujeitos a apreensão e outras sanções legais. A Semarh alerta que estará com as equipes fazendo a fiscalização para garantir o cumprimento da norma ambiental.
Denúncias
Denúncias de pesca predatória e quaisquer outros crimes ambientais no município de Conceição do Araguaia podem ser realizadas pelo Disque denúncia (94) 99158-4031.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar