No dia 2 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica: o Dia de Finados. A data, feriado no Brasil, tem por objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos já falecidos.
Por isso, milhares de pessoas devem passar pelo Cemitério Municipal de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, neste sábado (2), Dia de Finados, para cumprir o rito de levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações e cânticos.
Além das celebrações católicas e espíritas também devem prestar homenagens aos seus entes sepultados no chamado “campo santo”.
Veja também:
- Caminhoneiro pode ir a júri popular por morte de professora
- Ação policial desarticula tráfico de drogas em Marabá
- Vídeo: quadrilha recrutava moradores para invadir terrenos
Para garantir o atendimento à população, a Prefeitura de Conceição do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, iniciou a limpeza da entrada e do interior do cemitério, incluindo roçagem, capina e retirada de entulhos, inclusive no entorno das sepulturas.
As ações devem ser finalizadas até a véspera do Dia de Finados. O objetivo é garantir mais comodidade aos visitantes.
O cemitério da cidade já registra movimentação intensa desde o início da semana. Alguns visitantes anteciparam a visita do Dia de Finados e outros continuam realizando reparos em túmulos de familiares na véspera do feriado que marca a data. Neste sábado, os portões ficarão abertos aos visitantes das 7h às 18h.
Comércio
Tradicionalmente o Dia de Finados aquece as vendas em alguns setores, como floriculturas e supermercados, com a maior procura por produtos como velas, arranjos de flores naturais e artificiais. O período que antecede o feriado deste ano tem sido animador para os comerciantes. Muitos trabalhadores autônomos também aproveitam a data para garantir um faturamento extra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar