Pescadores que atuam no rio Tocantins na região de São João do Araguaia no sudeste paraense relataram ter encontrado galões de produtos alusivos a ácido sulfúrico no Rio Tocantins. A informação foi confirmada pelo líder da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Semas, de São João do Araguaia, Claudemir Pereira Pinto.
De acordo como o secretário, através de informações de pescadores daquela região, galões e tambores similares aos que eram transportados por caminhões que caíram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que liga o Tocantins ao Maranhão no dia 22 de dezembro de 2024.
Segundo o secretário, a parte de cima dos galões estariam lacrados, mas o fundo se rompeu. “Não há a existência de nada dentro, líquido nenhum”, declarou. “Eles são bem parecidos com os que estavam sendo transportados por aquelas carretas, com defensivos agrícolas, ácido sulfúrico”, declarou.
Veja também:
- Rio Tocantins vive ameaça de dano ambiental, diz Fiocruz
- Autoridades pedem que moradores evitem contato com o rio
- Vereador do PA está entre as vítimas da queda da ponte no MA
A preocupação da secretaria é maior, porque segundo o secretário Claudemir, os pescadores relataram a existência de peixes mortos naquela região. “Peixes mortos, arraias e outros tipos de pescado”, relatou.
Por conta da situação, a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente de São João do Araguaia alertou a Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros de Marabá. “Iremos formar uma equipe e vamos nos dirigir até esse local. Fica o sinal de alerta, não sabemos ainda da comprovação técnica ou científica que se trata do mesmo material que caiu junto com a ponte do Estreito (MA), no entanto é um sinal de alerta”, salientou.
O Ministério Público de São João também foi acionado e está acompanhando o caso. (Com informações e apoio de Elvan do Vale)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar