plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
GESTÃO OPERACIONAL

Carajás ganha nova estrutura em comandos da policial militar

Com a nova configuração, mais de 20 municípios do sudeste e nordeste paraense passam a contar com estrutura reforçada de policiamento e gestão estratégica da segurança pública

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Carajás ganha nova estrutura em comandos da policial militar camera Coronel Batista vai comandar o CPR VI em Paragominas, coronel Gledson vai chefiar o CPR II em Marabá e coronel Dayvid lidera o CPR XIV em Parauapebas | Divulgação/PMPA

A Polícia Militar do Pará reforçou sua atuação estratégica com a reestruturação e consolidação dos Comandos de Policiamento Regional II (CPR II), VI (CPR VI) e XIV (CPR XIV), durante solenidade realizada na última quinta-feira (22). Os três comandos atuam em mais de 20 municípios das regiões sudeste e nordeste do estado e terão como foco ampliar a eficiência na gestão operacional e intensificar a presença policial em áreas com maior demanda por segurança pública.

Sediado em Marabá, o CPR II está sob o comando do coronel Gledson, que coordena o policiamento ordinário e extraordinário em doze municípios do sudeste paraense, por meio das seguintes unidades operacionais: 4º BPM (Marabá, Nova Ipixuna, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Palestina do Pará e Piçarra); 34º BPM (Núcleo Cidade Nova, em Marabá); 11ª CIPM (Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins); e 24ª CIPM (Itupiranga).

Veja também:

Já o CPR VI, sediado em Paragominas e comandado pelo coronel Batista, passa a ter como missão planejar, supervisionar e mensurar os resultados das ações de policiamento realizadas nas cidades de Paragominas, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Dom Eliseu e região. A área é coberta pelas unidades do 19º BPM e do 51º BPM.

No município de Parauapebas, o coronel Dayvid lidera o CPR XIV, responsável pelo policiamento na 16ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), abrangendo Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Eldorado do Carajás. Estão subordinadas ao comando o 23º BPM (Parauapebas), a 25ª CIPM (Eldorado do Carajás) e o 10º Pelotão Destacado, vinculado ao 40º BPM, que será ativado em Curionópolis.

Modelo de gestão aprimorado

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a importância da articulação regionalizada para reforçar o policiamento em áreas estratégicas do estado:

"Com a consolidação dos CPRs II, VI e XIV, estamos aprimorando o nosso modelo de gestão operacional, tornando a atuação da Polícia Militar mais ágil, eficiente e próxima das comunidades. O objetivo é proporcionar mais segurança, com base em planejamento estratégico, inteligência policial e presença efetiva onde o cidadão mais precisa", afirmou o comandante.

A reorganização dos comandos faz parte do esforço contínuo da Polícia Militar do Pará para atender às especificidades de cada região, combatendo a criminalidade com presença qualificada e fortalecendo as ações de prevenção e resposta em áreas urbanas e rurais.

Diminuição de crimes

Os investimentos realizados pelo Governo do Pará na área da segurança pública, vem resultando em índices positivos na criminalidade do quadrimestre de 2025, como apontam os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Pará registrou a redução de 59,82% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), os que englobam latrocínio, homicídio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte, quando comparado com o mesmo período de 2018.

Já em relação ao mês de abril, o Pará apresentou uma queda de 64,82% no CVLI em relação ao mesmo período de sete anos atrás. Com efeito, o melhor mês de abril deste ano desponta como o melhor entre os meses de abril, e, mais, o deste ano é o segundo melhor mês de toda a série histórica desde 2010.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Outras

    Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

    Últimas Notícias