
A Prefeitura de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, inicia neste sábado (4) a campanha de vacinação contra a raiva animal. O “Dia D de vacinação antirrábica” será realizado das 8h às 16h em todos os postos de saúde do município, com aplicação gratuita de doses em cães e gatos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença viral que pode ser transmitida a humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados.
Após o dia de mobilização, a vacinação seguirá de forma agendada nas unidades de saúde da cidade. Já na área rural, a partir de segunda-feira (6), os tutores deverão procurar os agentes comunitários de saúde de suas localidades para garantir a imunização dos animais.
Veja também:
- Estudos explicam por que gatos “sentem a energia” humana
- Demon Slayer: Infinity Castle — o prelúdio de um fim grandioso
- Nano Banana faz aplicativo do Gemini disparar nas lojas de apps
A vacina é indicada para todos os cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas ou em fase de amamentação. No momento da aplicação, recomenda-se levar a carteira de vacinação do animal; caso não haja, será entregue o comprovante da imunização.
Serviço
- Data: sábado, 4 de outubro
- Horário: 8h às 16h
- Local: todos os postos de saúde de Conceição do Araguaia
Observação: na área rural, a vacinação inicia na segunda-feira (6), por meio dos agentes comunitários de saúde.

Sobre a raiva
A raiva é uma doença contagiosa que afeta mamíferos, incluindo humanos. Entre os sintomas nos animais estão mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, podendo levar à morte.
Em caso de contato direto com animal suspeito de raiva, a orientação é lavar imediatamente a região com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar