 
 O Dia de Finados, celebrado anualmente em 2 de novembro, é uma data dedicada à lembrança e homenagem às pessoas falecidas. Tradicionalmente, famílias de todo o país visitam cemitérios e participam de celebrações religiosas em memória de entes queridos.
Em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, a Prefeitura preparou uma programação especial para este domingo (2), no Cemitério Municipal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), que elaborou um plano para garantir conforto, segurança e organização aos visitantes.
O Campo Santo estará aberto ao público no sábado (1º) e no domingo (2), das 8h às 18h. Desde o início de outubro, a Prefeitura realiza uma série de melhorias no local, incluindo o calçamento da área de acesso, pintura do muro e dos meios-fios, além da limpeza interna e externa.
Veja também:
- Após negociação com PRF, manifestantes liberam a BR-230
- Diretor de escola é preso por abusar de aluna de 14 anos
- Início da piracema proíbe pesca nas bacias Araguaia-Tocantins
Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Genebaldo Queiroz, a previsão é concluir os serviços até esta sexta-feira (31). “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente digno e seguro para que as famílias possam manter viva essa tradição de fé e memória”, afirmou.
Origem do Dia de Finados
O Dia de Finados é uma tradição de origem católica, instituída no final do século X, com o propósito de homenagear os mortos por meio de orações e celebrações. No Brasil, a data é feriado nacional, conforme a Lei nº 10.607/2002, e é marcada por ritos religiosos e o costume de depositar flores sobre os túmulos.
A celebração é um momento de reflexão sobre a vida, o amor e a saudade, reafirmando o valor das lembranças e da espiritualidade na cultura brasileira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
 
  
  
 
Comentar