A 3ª Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte, realizada entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025, reafirma a força das tradições agropecuárias na região sul do Pará. Considerado já um Patrimônio Cultural Imaterial do município e projetado para atrair cerca de 60 mil pessoas e o evento se consolida no calendário municipal como uma das maiores festas do segmento no sul paraense.
Com uma programação de quatro dias, o evento vai além do entretenimento, atuando como um poderoso motor de fomento ao turismo e à cultura sertaneja/agropecuária local, conforme destacado pela gestão municipal.
Destaques e Tradição Agropecuária
O ponto central da celebração é o tradicional desfile de cavaleiros e amazonas neste sábado (8), o Grande Desfile da Cavalgada Municipal. O espetáculo de cores e montarias reuniu comitivas de diversas localidades, celebrando o orgulho e a cultura sertaneja que move a economia e a identidade da região.
Veja também:
- Ponte que liga o Pará e Tocantins será inaugurada em dezembro
- Vídeo: cobra é encontrada em entulho durante limpeza de terreno
- COP30 e sustentabilidade são temas de Mostra Científica em Marabá
A essência da vida no campo foi mantida viva com a inclusão de elementos cruciais das festividades agropecuárias:
- Rodeio Profissional: Com a presença da Cia de Rodeio Os Indomáveis, o rodeio garante a adrenalina e o espetáculo da arena, um componente indispensável nas grandes festas do agronegócio.
- Queima do Alho: Símbolo da cultura tropeira e sertaneja, a tradicional Queima do Alho promove a união das comitivas e resgata os sabores típicos do homem do campo, reforçando a conexão do evento com suas raízes agropecuárias.
- Competições e Concursos: Além da Cavalgada, o evento incorpora outras competições que celebram a destreza e a tradição dos participantes, características marcantes das feiras e festas ligadas ao universo rural.
Estrutura e Atrações
Durante o evento, o prefeito Dr. Júlio destacou o compromisso da gestão municipal em promover uma festa para toda a família, fortalecendo tradições e incentivando o turismo local.

“Abrimos a 3ª Cavalgada e vocês não podem perder. Venham para Ourilândia do Norte prestigiar esse grande evento. Ainda teremos a super cavalgada e a queima do alho, um churrasco delicioso à moda sertaneja. É o governo Dr. Júlio e Alessandro trabalhando para vocês”, afirmou o prefeito.
A programação da festa, que transforma a Praça de Eventos Adília Borges em um grande palco, contou com uma diversidade de shows para atrair diferentes públicos:
- Abertura e Fé: O evento foi oficialmente aberto com um show gospel da cantora Midian Lima (dia 6), em um momento de união e fé, seguido pelo show sertanejo de Mari Fernandez (dia 7).
- Atrações de Peso: A dupla Israel & Rodolffo (dia 8) levou grandes sucessos do sertanejo ao público, encerrando a programação no domingo (dia 9) com a valorização de talentos locais.
Com previsão de reunir cerca de 60 mil pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro, a 3ª Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte se consolida como um dos maiores eventos do calendário municipal, reunindo shows nacionais, atrações culturais, rodeio, competições e a tradicional Queima do Alho — símbolo da cultura sertaneja e da união das comitivas da região.
A Prefeitura reforça que toda a programação conta com esquema de segurança reforçado e equipes de saúde de prontidão, garantindo tranquilidade e bem-estar ao público durante os quatro dias de festa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar