plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DEFESA CIVIL

Chuvas colocam Parauapebas sob risco de inundação

A Defesa Civil do Estado do Pará alerta que o nível do Rio Parauapebas não para de subir e chega a mais de 8 metros. Nível de alerta é quando as águas atingem 12 metros.

Imagem ilustrativa da notícia Chuvas colocam Parauapebas sob risco de inundação camera Devido às fortes chuvas que têm caído no município nas últimas semanas, o nível do rio Parauapebas está com 8,30 metros | Divulgação PMP

As fortes chuvas que tem caído em boa parte das regiões sul e sudeste do Pará já começaram a causar diversos transtornos para as comunidades. Falta de energia, cheias, alagamentos, naufrágios tem sido as principais notícias que tem sido registradas nos últimos dias.

Em Parauapebas no sudeste paraense, outro problema já começa a alertar as autoridades: a cheia do rio que leva o nome do município.

Devido às fortes chuvas que têm caído no município nas últimas semanas, o nível do rio Parauapebas está com 8,30 metros – quatro metros a mais do que foi registrado ano passado neste mesmo período. A medição foi da noite desta quarta-feira (29).

Equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), monitoram diariamente as áreas de risco e alertam a população sobre risco de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e deslizamentos.

Veja também!

Corpo de um dos desaparecidos é encontrado nesta quarta

Vídeo: Nível do rio Tocantins já está a 9 metros e alerta Defesa Civil

Marabá: Bombeiros e Defesa Civil começam a se preparar para cheias

“Estamos indo nas áreas, comunicando, alertando os moradores, para que procurem casa de parente, amigo, vizinho, para se antecipar. Também temos abrigo; estamos aqui para acolher da melhor forma possível. Pedimos que nos comuniquem antecipadamente, para que nós possamos dar uma melhor resposta à população”, orienta Jailson Sousa, coordenador da Defesa Civil.

No ano passado, mais de seis mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e pela cheia do rio. O nível atingiu 12,64 metros, o que deixou o município em estado de alerta.

Os bairros mais atingidos pelas águas do rio Parauapebas, são União, Liberdade I e II, Riacho Doce e Primavera. O nível normal, no verão, é 5 metros. O momento mais crítico é quando o nível do rio chega a 12 metros na régua pluviométrica.

No ano passado, mais de seis mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e pela cheia do rio
📷 No ano passado, mais de seis mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e pela cheia do rio |Divulgação PMP

Em qualquer anormalidade envolvendo situação climática, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números (94) 3356-2597 ou 199.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias