plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CUIDADO COM O CEROL

Guarda Municipal intensifica Operação Vidas por Um Fio

Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), intensifica a Operação Vidas por um Fio, com o intuito de inibir a prática do uso de cerol em pipas e a comercialização dos mesmos

Imagem ilustrativa da notícia Guarda Municipal intensifica Operação Vidas por Um Fio camera A recomendação da Guarda Municipal é empinar pipas e papagaios sem cerol em locais abertos, longe da rede elétrica | Rafael Sousa/Semsi

Com a chegada do período de férias, muita gente, principalmente crianças e adolescentes, optam por empinar pipas. Para garantir que essa diversão aconteça de forma segura, desde a última sexta (1º), a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), intensifica a Operação Vidas por um Fio, com o intuito de inibir a prática do uso de cerol em pipas e a comercialização, conforme a Lei N° 4.905/20.

“É proibido usar materiais cortantes, como a linha chilena ou o cerol, e essa informação foi trabalhada pela equipe do Grupamento Comunitário Escolar (GCE) durante as interações com os estudantes das escolas públicas e privadas, ainda no mês de junho”, explica o comandante da GMP, Giego Lúcio.

Segundo o comandante, por meio do Patrulhamento Ordinário (PO), do Grupamento de Ações com Cães (GAC) e das rondas Ostensiva Municipal (Romu) e Ostensiva Motorizada (Romo), a guarda municipal realizará periodicamente a fiscalização em diversos pontos da cidade, com a intenção de orientar e recolher esses materiais.

Veja também!

Cavalgada dá início a XV exposição agropecuária Expoxingu

Funai 2022 tem vagas abertas em todo Brasil, confira!

Vídeo: Homens reagem a abordagem e partem pra cima de PM's

Outra orientação importante, segundo o comandante Lúcio, é que os pais e responsáveis fiquem atentos se a linha utilizada é de algodão e optem por locais longes das fiações elétricas. “É indicado brincar em praças, campos, longe dos fios elétricos, com supervisão de um adulto”, orienta o comandante da GMP.

Em caso de denúncia, a Guarda Municipal também pode ser acionada por meio do número do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431.

Aplicação da lei

O flagrante do uso indevido de cerol ou linha chilena acarretará em advertência, apreensão do produto, aplicação de multa e condução do menor ao Conselho Tutelar. E, no caso da comercialização, além da multa, o estabelecimento pode sofrer a suspensão do alvará de funcionamento.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias