plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA

Parauapebas lidera casos de dengue em 2023 no Pará

É importante que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas

Imagem ilustrativa da notícia Parauapebas lidera casos de dengue em 2023 no Pará camera Alguns cuidados com a limpeza são fundamentais para combater a proliferação de doenças | Reprodução

Com o pico do verão, é preciso que a população colabore, em caso de se deixar as residências vazias em razão das férias escolares. A recomendação é da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), visto que as chuvas permanecem esparsas, mas podem dar vazão para acúmulos indevidos de água.

A orientação serve também para quem reforma nessa época, pois determinados materiais que podem ficar em quintais, como tampas, latas de tintas sem uso e entulhos em geral, podem acumular água das chuvas e acumular criadouros do assim mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Mesmo com os casos de dengue em queda no Pará, a recomendação é não se acomodar com as medidas de prevenção. De acordo com os números da Coordenação de Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 3.096 casos da doença foram confirmados este ano em todo o Estado, entre primeiro de janeiro e 30 de junho. No mesmo período do ano passado, foram 3.923 – configurando uma redução de 21,08%.

MUNICÍPIOS

Os cinco municípios com maior incidência de casos de dengue confirmados neste ano são: Parauapebas (304), Belém (266), Altamira (241), Afuá (209) e Vitória do Xingu (187).

Aline Carneiro, coordenadora de Arboviroses da Sespa, destaca que é importante que as pessoas que viajem para locais com confirmação de casos de dengue ou outra doença transmitida pelo mosquito refiram o deslocamento na hora do atendimento com o profissional da saúde. E, nestes locais, utilizem medidas proteção individual, como uso de repelente. “Ao retornar para casa, é importante eliminar qualquer foco de água parada”, recomenda.

A Sespa orienta que as Secretarias Municipais de Saúde informem em um período de 24 horas a ocorrência de casos graves e mortes suspeitas.

LEIA TAMBÉM:

+ Criança sofre descarga elétrica ao tentar pegar pipa

+ Parauapebas tem PSS com 612 vagas e salário de até 5,8 mil

+ Pastores amaldiçoam quem jogar lixo na porta de igreja no PA

SINTOMAS

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

- Dor de cabeça;

- Febre alta;

- Dores musculares e nas articulações;

- Manchas vermelhas na pele;

- Dor atrás dos olhos;

- Náuseas e dores abdominais;

- Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias