
Uma frase encontrada no livro de Gênesis, da Bíblia, foi escolhida como o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que fala, mais uma vez, sobre o meio ambiente. O tema, “Fraternidade e Ecologia Integral” tem como objetivo “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”. A frase usada como inspiração para a escolha do tema “Deus viu que tudo era muito bom”, ressoa como um chamado para a reflexão acerca das questões ambientais.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde que a realização da campanha foi iniciada, há 61 anos, a ecologia tem sido o assunto abordado com mais frequência pela Igreja Católica, aparecendo num total de oito vezes. Neste ano, a escolha da temática foi motivada pela celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas de Francisco de Assis, assim como os dez anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, os dez anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (Repam) e a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climática, que neste ano será sediada na capital do Pará, Belém.
Veja também:
- Descubra o que aconteceu com a onça que atacou Jorginho!
- Marabá terá dez dias de festejo junino a partir do dia 20
- PF autua passageiros por posse irregular de munição no Pará
A carta encíclica e a exortação apostólica têm como autor o Papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril. Na carta encíclica, Francisco fez um apelo, onde pede por mudança e unificação global para combater a degradação do meio ambiente e as alterações climáticas. Já na exortação, o pontífice conclama “todas as pessoas de boa vontade” sobre a crise climática.
Na manhã desta quarta-feira (21), acontece a apresentação do tema da Campanha da Fraternidade, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, conforme pedido do vereador Alex Ohana (PDT), e deve contar com a participação do bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, dos padres de Parauapebas e demais representantes da comunidade católica do município. Também na ocasião, será apresentado o e-book COP30 nas escolas, projeto idealizado pela professora Lady Anne de Souza.
A ideia da realização da solenidade na casa legislativa veio de Dom Vital, objetivando a divulgação da Campanha da Fraternidade, segundo Alex Ohana. “Isso é um importante instrumento de divulgação para podermos fortalecer ainda mais toda a corrente do trabalho que foi deixado pelo nosso saudoso Papa Francisco para justamente fazer a apresentação da campanha”, diz o vereador. “É todo um processo de fortalecimento e reconhecimento do trabalho que a diocese vem fazendo”. Concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar