O que você sente quando vê um cachorro perambulando na sua frente pela rua cheio de sarna, se coçando, magro e em aparente sofrimento? A maioria das pessoas responderia que no mínimo ficaria incomodado, com dó do animal. Pois é, este é um problema aparentemente simples, que a primeira vista nos trás apenas um sentimento de solidariedade para com o bicho.
De acordo com a opinião publica, 93,1% da população é favorável ao recolhimento dos animais de rua e apenas 5,8% aceitam a morte dos mesmos como solução.
Os nossos bichos de estimação quando não adequadamente tratados, vacinados e vermifugados, podem ser uma ameaça para a saúde publica, já que podem transmitir doenças ao ser humano, conhecidas como zoonoses. A castração e o controle populacional desses animais tem sido uma das alternativas encontradas por prefeituras em todo o país para controlar a população e a taxa de natalidade.
A Prefeitura Municipal de Redenção, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um Castra Móvel para realizar o controle populacional de cães e gatos da cidade. O serviço público de castração traz inúmeros benefícios para as pessoas, principalmente a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pelos animais.
Veja também:
João Galvão não faz mais parte do Águia de Marabá
Leitos de enfermaria estão quase 100% ocupados no HMM
Quatro pessoas são detidas por furto de energia elétrica
O veículo atende uma antiga reivindicação da diretoria da Sociedade Protetora dos Animais de Redenção, que tem a servidora pública Lucelina Santiago, como integrante da ONG que luta em defesa dos animais.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, o veículo foi adquirido com recursos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar. O investimento destaca o município de Redenção, como o primeiro da região do sul do Pará, a realizar um investimento na área de controle de natalidade de cães e gatos.
"Mais uma vez o município de Redenção sai na frente, somos o primeiro do sul do Pará, a fazer investimento para o controle de natalidade de cães e gatos. Investimento que só foi possível devido o esforço do nosso prefeito Marcelo Borges, que buscou o recurso.
O secretário garantiu que tão logo a equipe técnica seja montada e os equipamentos e insumos para a realização do processo de esterilização sejam adquiridos a Secretaria de Saúde iniciará o trabalho que será abrangente e dinâmico, pois ele vai chegar com facilidade às comunidades e setores da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar