Uma parceria entre o Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei Kaiapó e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, está abrindo novas oportunidades para as comunidades indígenas na cidade de Redenção, no sul do Pará.
Com o objetivo de promover a capacitação profissional e facilitar a inserção dos indígenas no mercado de trabalho, o projeto oferece cursos gratuitos na área de atendimento ao público, proporcionando uma formação que alia conhecimentos técnicos e práticas voltadas às realidades culturais e sociais dessas comunidades.
A parceria tem como foco o fortalecimento da autonomia das populações indígenas, por meio da qualificação profissional, tornando-as mais preparadas para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. "A capacitação é uma ferramenta poderosa de transformação, pois proporciona aos participantes não apenas habilidades técnicas, mas também maior visibilidade e reconhecimento profissional", afirma a psicóloga Ivanete Pantoja, do Dsei Kaiapó.
Veja também:
- Saúde alerta para aumento no número de casos de coqueluche
- Lindalva Cunha: maratonista brilha nas corridas do Pará
- Cláudia Abreu e outros atores em Marabá: o que fazem aqui?
As aulas acontecem no período noturno nas dependências da Escola Municipal Maria Conceição, parceira do projeto. O curso ofertado é o de Técnicas de Atendimento e Recepção, ministrado pelo professor Jeisoney Batista Paz, sendo que a assessora pedagógica Maiza Silva Oliveira Ferreira e a responsável pela articulação e coordenação pedagógica da capacitação. Foram ofertadas 20 vagas para jovens acima de 16 anos.
O jovem indígena Hiremeti Kayapó é um dos beneficiados da parceria, pois recentemente foi contratado pela direção do Hospital Público Regional de Redenção, como assistente administrativo.
O jovem comemorou a parceria que possibilitou a inserção no mercado de trabalho. “Eu agradeço ao Senac e a equipe do Dsei Kayapó, que possibilitou a minha qualificação e meu emprego em uma instituição de grande importância na região do sul do Pará’’, agradece o jovem.
O Senac, que tem grande experiência em educação profissional, se comprometeu a oferecer formação com qualidade, respeitando as particularidades e necessidades dos participantes.
A inserção no mercado de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados pelas populações indígenas, principalmente nas áreas urbanas.
No entanto, a proposta da parceria é justamente superar essa barreira, proporcionando não só habilidades técnicas, mas também confiança para que esses profissionais possam conquistar sua independência financeira e ampliar suas oportunidades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar