Nesta segunda-feira (16), 40 alunos que estudam no anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Conceição Corrêa, que funciona dentro presídio de Redenção no sul do Para, participaram da solenidade de encerramento do ano letivo e entrega do certificado de conclusão da I e II Etapa.
A iniciativa faz parte de um projeto conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que oferece o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) às pessoas privadas de liberdade.
A sala de aula que funciona dentro das dependências da Unidade de Custódia e Reinserção de Redenção oferta a educação dos anos iniciais de 1º ao 5º Ano, para egressos das mais diversas idades.
Veja também:
- Poste de alta tensão cai, deixa área sem energia e mata boi
- Homem é preso por matar a ex-companheira com facada no peito
- Policial penal preso por abuso sexual em Parauapebas
Durante a solenidade de entrega dos certificados, os reeducandos agradeceram pela oportunidade de estudar, adquirir conhecimentos e, consequentemente, reduzir suas penas.
O diretor da Casa Penal, Major Kleber, destacou a relevância da ação, mencionando o impacto positivo na vida dos internos. "Quero agradecer ao nosso secretário municipal de Educação, Fernando Gomes, por proporcionar essa oportunidade de educação e transformação aos reeducandos. A sala de aula na Casa Penal representa uma chance de reconstrução de vida para essas pessoas", enfatizou o Major.
Com mais de três anos de experiência na educação prisional, a professora Vilma Campos reforçou a importância do ensino no processo de ressocialização.
“O reeducando vai cumprir pena, mas um dia retornará à sociedade. É fundamental que ele volte em melhores condições de escolaridade e profissionalização. A educação é o melhor caminho para garantir uma reintegração social digna”, afirmou a educadora.
Além de promover o conhecimento e a inclusão social, o estudo no cárcere tem impacto direto na redução da pena.
Segundo a Lei de Execução Penal (LEP), a cada 12 horas de estudo, o reeducando pode remir um dia de sua pena, incentivando a busca pelo aprendizado como uma ferramenta de transformação e reintegração.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Gomes, para o próximo ano, está prevista ampliação e melhorias na oferta da educação aos alunos custodiados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar