Um exemplo de superação, dedicação e compromisso com os estudos. O jovem Kairo Soares da Silva, estudante de escola pública de Redenção no sul do Pará e oriundo de família de baixa renda, conquistou uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais concorridas do país.
Kairo cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Conceição Corrêa e o Ensino Médio na Escola Estadual Deuzuita de Queiroz, ambas em Redenção, no sul do Pará.
Desde cedo, enfrentou desafios, mas nunca deixou que as dificuldades interferissem em seu sonho de se tornar médico. A pandemia da Covid-19, com aulas remotas, foi um dos desafios vencido pelo estudante.
Veja também:
- Fundação ParáPaz abre Processo Seletivo com 17 vagas para cidade no sudeste paraense
- Mercado de trabalho: recordes de 2025 ditam o ritmo para 2026
- Estado vistoria obras avançadas de Materno e Escola Gaspar Viana
Aos 17 anos, o estudante chegou a ser aprovado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e iniciou um curso superior. No entanto, decidiu interromper a graduação para se dedicar ainda mais à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de ingressar em Medicina.
O esforço deu resultado. No Enem 2025, Kairo obteve 980 pontos na Redação e 854 em Matemática, alcançando a 7ª colocação no curso de Medicina da UFRJ.
Na última sexta-feira (30), o jovem calouro retornou à Escola Municipal Maria Conceição Corrêa para agradecer aos professores e gestores pela contribuição em sua formação. Acompanhado do diretor Raimundo Nonato e da vice-diretora Ivani Ribeiro, ele visitou as turmas do 9º ano e compartilhou sua trajetória, motivando os estudantes a persistirem nos estudos.
“Quero aproveitar essa oportunidade para dizer a cada um de vocês: lutem pelos seus sonhos. Eu sonhei em ser médico, me preparei para o vestibular e consegui. Assim como eu, cada um de vocês também pode conseguir. Basta ter foco e dedicação”, destacou Kairo.

Emocionada, a professora Ivani Ribeiro, que foi responsável pelas aulas de Matemática, do estudante, ressaltou o orgulho em acompanhar o sucesso do ex-aluno.
“Ver o Kairo chegar até aqui é uma alegria imensa. Ele sempre foi esforçado, disciplinado e muito comprometido com os estudos. Mesmo enfrentando dificuldades, nunca desistiu. É uma prova de que a educação transforma vidas”, afirmou a educadora.
Agora, além de iniciar a graduação na UFRJ, Kairo já projeta novos desafios. Um de seus objetivos é ser aprovado em processo de transferência para a Universidade de São Paulo (USP), onde pretende futuramente se especializar em neurologia.

A história do jovem reforça a importância da escola pública e do papel dos educadores na transformação social, mostrando que, com determinação e apoio, é possível vencer obstáculos e alcançar grandes conquistas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar