Um domingo festivo proporcionado pela Prefeitura de Tucuruí levou centenas de pessoas à praia da Matinha nesse domingo (4). Era a abertura oficial do Veraneio 2021. Diversão à parte, os banhistas esqueceram o uso de máscara, deixaram para lá o distanciamento social e se aglomeraram como se a pandemia do Covid-19 já tivesse acabado.
A revitalização da praia da Matinha foi inaugurada com pompa e em ambiente controlado pelo prefeito Alexandre Siqueira que foi ao local acompanhado da primeira-dama, do vice, Jairo Holanda, de alguns secretários municipais além de vereadores de sua base e apoiadores.
Ao público, foi informado que foram tomadas todas as medidas sanitárias para impedir a transmissão do coronavírus, mas, o que se viu depois que as autoridades foram embora foi que os veranistas deixaram de lado as recomendações e se aglomeraram, sem respeitar os limites de distância e pouco preocupados com a disseminação do novo coronavírus.
Há três dias o município registrava 251 mortes e 6.852 casos positivos. Em junho foram registrados 821 novos casos com 26 mortos em decorrência da Covid-19. No mês de maio, foram registrados 744 novos casos e 19 mortos por Covid-19. Ou seja, 24 novas pessoas contaminadas e quase uma morta por Covid-19 diariamente em Tucuruí que está em bandeiramento amarelo, com risco intermediário de contágio.
Em seu canal oficial, a Prefeitura de Tucuruí, informou que “o evento contou com diversas atrações musicais, distribuição de brindes e esportes na areia. E equipes das secretarias passaram em todas as barracas, entregando álcool e fazendo um trabalho de conscientização de se manter a praia limpa e de seguir todos os protocolos de combate ao covid-19”.
DECRETO
Ainda está em vigor no Estado as medidas de combate à Covid-19 anunciadas pelo governo por meio do Decreto Estadual 800/2020 que institui o Projeto Retomapará, e dispõe sobre a retomada econômica e social segura no Pará.
O artigo 16-K dispõe que estão proibidas aglomerações, reuniões, manifestações, em locais públicos, para fins recreativos, com audiência superior a 200 (duzentas) pessoas. E o artigo 16-N. dispõe que permanecem proibidos e fechados: I - boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos afins, bem como, a realização de shows e festas abertas ao público; e, II - presença de público em eventos esportivos.
Em todo o Estado seguem autorizadas as atividades esportivas amadoras ao ar livre com até, no máximo, 4 pessoas. (Dênis Aragão)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar