O Círio de Nazaré é uma das mais tradicionais festas religiosas de todo o Pará. A procissão principal vai acontecer neste domingo (10) na capital Belém, que, por conta da pandemia, será feita de forma diferente. Assim como no ano passado, a imagem fará um sobrevoo de helicóptero pela cidade com pouso no estacionamento do centro social de Nazaré.
Outros municípios do Pará farão até o final do ano, diversas outras ações e procissões restritas ainda por conta da pandemia. (veja abaixo)
Mas a novidade mesmo é no município de Tucuruí. Na cidade, tradicionalmente, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece também no segundo domingo de outubro, mesmo dia da procissão em Belém.
Entretanto, neste ano de 2021, o Círio de Tucuruí acontecerá no terceiro domingo de outubro, dia 17, mesmo dia dos Círios de Marabá e Castanhal. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Paróquia São José, em Tucuruí.
Veja também:
Especialista debaterá símbolos e práticas do Círio de Nazaré
Visita de imagem marca abertura da exposição no shopping
"Pelo motivo de ainda estarmos em tempos de pandemia, o Círio ainda será de forma remota, sem a tradicional procissão com pessoas, apenas carreata e missas transmitidas pelas redes sociais oficiais do círio de Nazaré", diz nota divulgada pela Paróquia.
O Círio de Tucuruí é celebrado juntamente com o município vizinho de Breu Branco. A festa é organizada pela Paróquia São José Tucuruí, Paróquia São Sebastião, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Menino Jesus e Paróquia Santa Rita de Cassia.
O tema do Círio em Tucuruí é : "Virgem de Nazaré e seu esposo José ensinem-nos a caminhar com Fé!"
Veja o calendários dos Círios em todo o estado do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar