plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VÍDEO!

Abertura de comportas em Tucuruí põe fim a boatos

Após informações falsas que circularam por vídeos em redes sociais, a hidrelétrica antecipou a abertura de cinco comportas e 1.220 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro.

Imagem ilustrativa da notícia Abertura de comportas em Tucuruí põe fim a boatos camera A abertura do vertedouro é necessária para manter o reservatório da usina numa faixa operacional segura | Reprodução

A Eletronorte realizou, na manhã desta segunda-feira (3), a abertura de cinco comportas (10 a 14) da calha central do vertedouro da Usina Hidrelétrica Tucuruí. A manobra foi realizada por volta das 9h40 pela equipe técnica do Centro de Operação da Geração Hidráulica (OOSRH) da Eletronorte. A abertura do vertedouro é necessária para manter o reservatório da usina numa faixa operacional segura sem afetar de forma brusca os moradores de jusante, isto é, abaixo do barragem, ou antes da hidrelétrica.

Leia também:

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

Conforme explica Wanderley Santos, gerente do Centro de Operação da Geração Hidráulica, a abertura do vertedouro é necessária para dar vazão à água do Rio Tocantins e estabilizar o nível do lago a fim de evitar que as águas ultrapassem a cota máxima de 74 metros. Todo o processo segue os protocolos da Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS e é essencial para que haja o mínimo de impacto para as comunidades ribeirinhas.

Com as comportas abertas, 1.220 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro e a manobra abriu em 1 metro cada uma das cinco comportas de um total de 23. O nível do reservatório hoje está em 68,66 metros.

Com as comportas abertas, 1.220 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro
📷 Com as comportas abertas, 1.220 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro |Divulgação Eletronorte

Wanderley explica que agora, a expectativa é controlar o máximo possível a vazão do Rio Tocantins já que o volume de chuvas nas regiões acima de Tucuruí está atípico, o que causa impacto no nível do lago e consequentemente no nível a jusante. “É preciso que as comunidades e as autoridades saibam que muita chuva ainda vai atingir a região à jusante e essa combinação força a gente a abrir o vertedouro bem antes do tempo costumeiro, em fevereiro ou março. Contudo, estamos trabalhando para causar o menor impacto possível”, enfatiza o gerente.

Veja também!

Marabá decreta situação de emergência por conta da cheia

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

Eletronorte pagou mais de R$ 164 milhões em royalties

Todos os anos a manobra é feita visando a segurança e a manutenção do nível do reservatório e a antecipação na abertura do vertedouro acontece em razão da quantidade de chuva atípica para esta época do ano nas cabeceiras dos rios Tocantins e Araguaia, é o que informa a nota divulgada.

As 23 comportas que formam o vertedouro da Usina Tucuruí estarão totalmente abertas nas próximas semanas conforme o monitoramento do nível do reservatório cuja cota máxima é de 74 metros. Devido ao índice das chuvas, não há previsão de quando a Eletronorte fará o fechamento das comportas.

Boletim de Vazões

A Eletronorte divulga o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, que tem como objetivo chamar a atenção principalmente dos moradores ribeirinhos a montante e a jusante da Usina Hidrelétrica Tucuruí.

Veja o momento da abertura das comportas.

Foram abertas cinco comportas e 1.220 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro DOL CARAJÁS

A divulgação da abertura das comportas já está sendo feita para órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além dos veículos de imprensa da região, com a finalidade de orientar as comunidades sobre a situação hidrológica e as elevações de vazão em Tucuruí e Marabá.

Os boletins servem também como parâmetro para que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará e as Comissões Municipais de Defesa Civil possam prever ou não enchentes nos municípios a montante e a jusante da barragem de Tucuruí. Assim, os órgãos podem agir com mais eficácia nas ações de prevenção e remoção das famílias vulneráveis à cheia do Rio Tocantins.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias