DOL Carajás
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
ENCHENTE

Em Tucuruí, 35 famílias já estão alojadas em abrigo  

Nível do rio pode atingir 10,77 metros em Tucuruí até o próximo sábado (15). Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.

quinta-feira, 13/01/2022, 10:10 - Atualizado em 14/01/2022, 10:28 - Autor: Denis Aragão de Tucuruí

Google News

Defesa Civil trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio.
Defesa Civil trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. | Prefeitura de Tucuruí

O rio Tocantins atingiu nesta quarta-feira (12) o nível de 10,45 metros e ultrapassou a cota considerada crítica pela Eletronorte, que é de 10 metros. Com a cheia, a Defesa Civil em Tucuruí intensificou o atendimento aos moradores do bairro Matinha, historicamente mais impactado pelas cheias do rio. 

Trinta e cinco famílias já estão alojadas no abrigo organizado pela Prefeitura do município e estão recebendo atendimentos de saúde, cestas básicas e kits de higiene. Os populares estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade. 

O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.

 

Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros.
Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. | Reprodução
  

Segundo informa Paulo Bonieck, secretário de Apoio de Segurança Pública, a maioria das famílias já alojadas no abrigo se anteciparam ao alagamento iminente e decidiram acionar a Defesa Civil para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins subir. 

O órgão local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. Essas famílias fazem parte do cadastro social do município e da Defesa Civil e já foram visitadas pelas equipes do órgão e da Assistência Social. “Nossa intenção era começar os remanejamentos quando o nível do rio atingisse 9 metros, mas a antecipação foi feita atendendo aos pedidos dos moradores”, explica o secretário.

VEJA TAMBÉM:

Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí

Divulgação de vídeos falsos sobre barragem será punida

Após chuva desta quarta-feira, nível do rio chega a 12,23m 

O nível do reservatório hoje (13), está em 73,14 metros e a previsão da Eletronorte é que passem 16.690 metros cúbicos de água pelas 20 comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica que estão abertas. 

Essa programação pode ser alterada e sofrer variações no decorrer do dia em função de alteração na programação de geração da usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)