plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ENCHENTE

Em Tucuruí, 35 famílias já estão alojadas em abrigo  

Nível do rio pode atingir 10,77 metros em Tucuruí até o próximo sábado (15). Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.

Imagem ilustrativa da notícia Em Tucuruí, 35 famílias já estão alojadas em abrigo   camera Defesa Civil trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. | Prefeitura de Tucuruí

O rio Tocantins atingiu nesta quarta-feira (12) o nível de 10,45 metros e ultrapassou a cota considerada crítica pela Eletronorte, que é de 10 metros. Com a cheia, a Defesa Civil em Tucuruí intensificou o atendimento aos moradores do bairro Matinha, historicamente mais impactado pelas cheias do rio.

Trinta e cinco famílias já estão alojadas no abrigo organizado pela Prefeitura do município e estão recebendo atendimentos de saúde, cestas básicas e kits de higiene. Os populares estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade.

O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.

Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros.
📷 Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. |Reprodução

Segundo informa Paulo Bonieck, secretário de Apoio de Segurança Pública, a maioria das famílias já alojadas no abrigo se anteciparam ao alagamento iminente e decidiram acionar a Defesa Civil para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins subir.

O órgão local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. Essas famílias fazem parte do cadastro social do município e da Defesa Civil e já foram visitadas pelas equipes do órgão e da Assistência Social. “Nossa intenção era começar os remanejamentos quando o nível do rio atingisse 9 metros, mas a antecipação foi feita atendendo aos pedidos dos moradores”, explica o secretário.

VEJA TAMBÉM:

Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí

Divulgação de vídeos falsos sobre barragem será punida

Após chuva desta quarta-feira, nível do rio chega a 12,23m

O nível do reservatório hoje (13), está em 73,14 metros e a previsão da Eletronorte é que passem 16.690 metros cúbicos de água pelas 20 comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica que estão abertas.

Essa programação pode ser alterada e sofrer variações no decorrer do dia em função de alteração na programação de geração da usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias