plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POR TEMPO INDETERMINADO

Trabalhadores da educação de Tucuruí iniciam greve 

Falta de diálogo entre o sindicato e a prefeitura do município é o principal motivo para a paralisação

Imagem ilustrativa da notícia Trabalhadores da educação de Tucuruí iniciam greve  camera Educadores em frente a sede do Sintepp de Tucuruí | Divulgação

As aulas da rede pública de Tucuruí, sudeste do Pará, estavam marcadas para começarem nesta segunda-feira (21). Contudo, os professores e trabalhadores da educação no município amanheceram de braços cruzados. Eles iniciaram a anunciada greve devido à prefeitura continuar ignorando às solicitações da categoria.

Conforme Wheberton Bonfim, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará – Sintepp em Tucuruí, sem diálogo com o prefeito Alexandre Siqueira, a categoria decidiu paralisar até que haja uma reunião para tratar da pauta de reivindicação.

O sindicalista explica que a falta de diálogo entre o sindicato e a prefeitura do município quanto a data-base de revisão dos salários dos profissionais da educação é o principal motivo para a paralisação por tempo indeterminado. “A culpa é do prefeito. Durante semanas estamos tentando conversar com o prefeito, mas ele nem sequer respondeu os ofícios protocolados”, diz o coordenador.

Desde janeiro, já foram enviados dois ofícios para a prefeitura na tentativa de agendar uma reunião para tratar das negociações do salário base dos profissionais. O primeiro documento data de 13 de janeiro e o segundo foi protocolado em 7 de fevereiro.

O sindicato reivindica o pagamento do Piso Salarial do Magistério desde janeiro/2022, com percentual de 33,24%, a revisão geral anual com base no INPC/IBGE medido nos anos de 2020 e 2021, para os demais trabalhadores das escolas como pessoal do apoio, administrativo e vigias – que nesse período, por força da LC nº 173/2020, tiveram significativas perdas salariais.

Veja também:

Professores entram em greve em Marabá nesta segunda (21)

TCM manda suspender processo seletivo em Tucuruí

Obras de reconstrução e urbanização do cais seguem avançando

O Sintepp fará manifestações para que a prefeitura dê algum posicionamento sobre a realização de uma reunião para discutir as reivindicações da categoria. Com a greve deflagrada, diretores das escolas do município estão convocando os pais de alunos para comunicar a suspensão ou mudanças no calendário letivo.

A paralisação acontecerá por tempo indeterminado e de forma pacífica, informou a direção do sindicato.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias