plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FORMA PARÁ E ELETRONORTE

Programa forma 60 profissionais na região do Lago de Tucuruí

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo certificada por meio da parceria desde que as atividades foram suspensas em abril de 2020 por conta da pandemia

Imagem ilustrativa da notícia Programa forma 60 profissionais na região do Lago de Tucuruí camera A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, em Tucuruí | Divulgação

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo formada desde 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos gratuitos para a população foi reiniciada em novembro de 2021

A Eletronorte e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) entregaram nesta segunda-feira (21) a certificação de conclusão dos cursos do Programa Forma Pará 2022 para 60 estudantes de Tucuruí e região do Lago.

Os graduados concluíram os cursos de formação profissional em eletricista industrial predial de baixa tensão, operador de computador e assistente administrativo. A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, no município.

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo certificada por meio da parceria desde que as atividades foram suspensas em abril de 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021.

Delciney Nava, do Núcleo de Responsabilidade Social da Eletronorte em Tucuruí, explica que os cursos oferecidos são gratuitos e qualquer pessoa, a partir de 18 anos, pode se inscrever e estudar.

Essas capacitações se dão por meio de parceria entre a estatal e o Governo do Estado e a instrutoria fica a cargo dos professores do Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai) e as aulas são ministradas nos espaços físicos da Empresa que também disponibiliza os laboratórios.

Por meio da parceria com instituições de ensino e de capacitação técnica, 2.478 pessoas já foram capacitas em 10 anos, por meio da oferta de cursos livres e técnicos.

A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021.
📷 A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021. |Divulgação

Delciney explica que o objetivo da Eletronorte é ofertar educação profissional e tecnológica em diversas modalidades visando ampliar e melhorar a mão de obra no município e região. “A iniciativa busca solucionar os gargalos de recursos humanos qualificados e especializados para o mercado de trabalho na região de Tucuruí. Assim contribuímos com o desenvolvimento da região e do Estado”, explica Delciney.

Veja também!

Governo zera imposto de importação de etanol e de alimentos

Após 47 anos, Roberto Carlos não é mais contratado da Globo

Carliane Saraiva, coordenara do Senai, explica que a formação profissional é essencial para o crescimento das pessoas. "Tucuruí está de parabéns pois houve uma grande adesão aos cursos. Esse esforço valeu a pena, pois credencia o município para receber ainda mais cursos profissionalizantes no futuro", destaca a coordenadora do Senai.

Para o formando Marivaldo Lisboa, receber o certificado de conclusão é uma vitória já que teve de dividir o tempo de estudos com o do trabalho. Ele espera que a conclusão do curso de eletricista industrial predial de baixa tensão possa abrir novas oportunidades. "Uma grande satisfação em poder estudar e ter mais uma profissão no currículo. Só agradeço a iniciativa", comemorar ele.

Fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado como importante instrumento de superação das desigualdades inter-regionais é a principal finalidade do Programa Forma Pará, que passou de programa de governo a programa de Estado com a publicação da Lei 9.324/21 no Diário Oficial do Estado (Doe).

Charles Sousa, representante da Sectet, destaca que o Programa Forma Pará é um dos maiores projetos de formação profissional do país.

A institucionalização por lei assegura a manutenção de investimentos na ampliação das vagas de ensino universitário independente de quem esteja no governo. "A nossa intenção é ampliar a oferta de cursos para que atendam as populações de todos os 144 municípios, inclusive com cursos superiores", enfatiza.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias