plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TUCURUÍ

Fiéis voltam a celebrar a Semana Santa de forma presencial

As comemorações marcam a retomada das atividades presenciais nos santuários em Tucuruí

Imagem ilustrativa da notícia Fiéis voltam a celebrar a Semana Santa de forma presencial camera Nos próximos quatro dias acontecerão missas e procissões que devem levar cerca de 10 mil fiéis às igrejas católicas da cidade | Rauber Soares

A Paróquia de São José, em Tucuruí, divulgou nesta quarta-feira (13) a programação oficial alusiva à Semana Santa no município. Vai ser o primeiro grande evento a ser celebrado após dois anos de restrições por conta da pandemia.

A programação começa nesta quinta-feira (14) com a tradicional missa de lava pés e se encerra no domingo 17, com a missa da Páscoa. Nos próximos quatro dias acontecerão missas e procissões que devem levar cerca de 10 mil fiéis às igrejas católicas da cidade.

Conforme o padre Francisco Ivo, a programação iniciou no domingo com a Procissão de Ramos onde cerca de 2 mil pessoas participaram da caminhada que marcou o início da Semana Santa.

As comemorações marcam a retomada das atividades presenciais nos santuários em Tucuruí, mas o pároco continua orientando os fiéis a manterem as precauções contra o coronavirus, como o uso de máscaras. A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Veja também!

Shopping está otimista com vendas de ovos de chocolate

PRF inicia fiscalização de rodovias para o feriado de Páscoa

Na sexta-feira, acontece a encenação da Paixão de Cristo, as 14h na igreja matriz de São José. Também na sexta-feira os fiéis sairão as ruas da cidade durante a Procissão Via-sacra, onde muitos fiéis realizam a meditação percorrendo o caminho doloroso que Jesus fez até a crucifixão e morte na cruz. "A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós", explica o pároco.

As comemorações marcam a retomada das atividades presenciais nos santuários em Tucuruí
📷 As comemorações marcam a retomada das atividades presenciais nos santuários em Tucuruí |Rauber Soares

No sábado de aleluia acontece a Vigília Pascal, onde os fiéis permanecem juntos ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição.

A celebração acontece no sábado à noite a partir das 20h nas igrejas Matriz de São José e Comunidade São Vicente de Paulo.

A programação se encerra no domingo com a missa de Páscoa que iniciará as 7h, na igreja de São José Operário. As celebrações de Páscoa acontecen ainda nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição e na Matriz de São José. "Domingo é o dia santo mais importante onde é lembrada a ressurreição de Jesus", explica padre Ivo.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias