O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das manifestações católicas mais fortes do Brasil. Celebrado todo segundo domingo de outubro, a festa, que reúne uma multidão de mais de dois milhões de pessoas, é mais aguardada por conta de dois anos sem acontecer presencialmente por conta da pandemia.
Outras cidades do Pará também comemoram e fazem suas procissões individuais, comemorando a padroeira dos paraenses.
Assim como em Belém, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Tucuruí no sudeste paraense acontece neste segundo domingo de outubro, dia 9.
O tema do Círio em Tucuruí é "Maria, Mãe Educadora" e a festa já começou nesta sexta-feira dia 7 com Missa de Apresentação do Manto no município vizinho de Breu Branco e Trasladação da imagem até a Paróquia Santa Rita de Cássia na vila Permanente.
Veja também:
Católicos de Tucuruí apresentam cartaz do Círio 2022
Marabá terá ciclo e moto-romaria neste final de semana
Vídeo: Marabá se prepara para viver seu 42º Círio de Nazaré
Neste sábado (8) acontece o Círio Rodoviário pela manhã e Fluvial a tarde e no domingo a grande procissão saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Tucuruí, é uma tradição que remota da extinta Estrada de Ferro Tocantins, mas que somente em 1998 foi oficialmente instituído na Paróquia de São José.
Sendo fortalecido a partir de 1999, foi incentivado pela Arquidiocese de Belém, acolhido pelas Dioceses do interior do Pará e, até mesmo por outros estados, ao ser considerado o fato do grande número de romeiros e a dificuldade de deslocamento destes até a capital paraense para participarem do Círio de Nazaré, em Belém.
Em poucos anos, o Círio de Nazaré em Tucuruí tornou-se uma das maiores expressão de fé do sudeste paraense reunindo mais ou menos 60 mil pessoas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar