Um mar de gente foi as ruas de Tucuruí para agradecer e demonstrar fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Após dois anos sem poder realizar a festividade, devido a pandemia do coronavirus, cerca de 60 mil pessoas foram participaram da grande romaria que tomou as principais ruas do município na manhã deste domingo (9).
O pároco episcopal de Tucuruí, Edielson Gonçalves, em sua pregação aos fiéis, disse que o momento é de agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelas bênçãos e proteção. "Muitos se foram, infelizmente, mas desejo que nossa senhora extenda bençãos para todas as famílias de nossa cidade que com grade devoção e amor puderam acompanhar essa homenagem a Virgem de Nazaré", declarou o padre
O bispo diocesano de Cametá, Dom Jose María, recebeu a imagem da Santa na igreja de Nossa Senhora de Nazaré no bairro Paravoá, onde encerram as romarias e iniciam as celebrações em homenagem à Santa. "Graças a Deus foi uma grande festa ordeira e pacífica. Que deus e nossa senhora abençoe todos os filhos desta cidade e do nosso Pará ", disse o bispo.
Conforme o padre Edielson, a festa religiosa é a coroação da fé do povo católico, mas é também a comunhão das mais variadas religiões já que a cada ano mais e mais denominações religiosas participam apoiando os romeiros com a distribuição de água e lanche. “Isso sim é estar em comunhão com os princípios da igreja. Esse é o papel do povo de Deus”, disse o pároco.
Mar de gente
A tradicional missa campal aconteceu em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição, no tradicional bairro da Jaqueira e marcou o início da grande procissão, que saiu por volta das 9h e seguiu pelas principais ruas de Tucuruí.
Junto a Berlinda, milhares de devotos acompanharam a procissão para agradecer a uma graça ou o pagamento de uma promessa atendida. Da conquista da tão sonhada casa própria, a cura de uma doença, ter passado ileso pela Pandemia, a admissão em um emprego, a aprovação no vestibular a fé do tucuruiense foi mais uma vez demonstrada.
Veja também:
Círio de Parauapebas acontece na noite do dia 22 de outubro
Reunião com órgãos de segurança define detalhes da procissão
Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Imaterial de Marabá
Na tarde de sábado (8), centenas de fiéis cortejaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas do município dando início ao translado da Virgem de Nazaré que culminou na grande romaria no domingo.
Carros, motos, ciclistas e atletas acompanharam a imagem que saiu da igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Permanente, rumo à comunidade de Pederneiras, de onde centenas de devotos em dezenas de embarcações acompanharam a Mãezinha pelo rio Tocantins até o porto do Mangal onde uma multidão recepcionou a Santa Padroeira que foi conduzida até a igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Mesmo o Círio de Tucuruí, sendo realizado no mesmo dia em que se realiza a procissão de Nazaré em Belém, anualmente o número de fiéis e romeiros tem aumentando. Para a organização da festividade, a participação massiva do público marca positivamente a retomada dos eventos presenciais. "Para o próximo ano, se Deus e Nossa Senhora permitir, queremos realizar uma procissão ainda maior. Foi uma festa linda e o momento é para agradecer a participação de muitas pessoas que se imbuiram em realizar a retomada do evento", avalia o bispo Dom José Maria.
Depois de Belém do Pará e Vigia, Tucuruí é figura entre as maiores manifestações de fé em Nossa Senhora de Nazaré. Desde 2016, a direção da festa registra o aumento de pessoas na procissão. Antes da pandemia, o Círio de Tucuruí reuniu nos dois eventos, Círio Fluvial e Grande Romaria cerca de 80 mil pessoas.
São romeiros e peregrinos de todas as regiões do Pará, até mesmo romeiros de Belém que vêm a Tucuruí experimentar a maravilha de caminhar com Nossa Senhora de Nazaré nas ruas da cidade da energia. “Que a gente possa mais uma vez transmitir a mensagem de Maria aos corações de todos, trazendo paz e alegria com as bênçãos do seu filho Jesus Cristo”, abençou o bispo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar