Aproximadamente uma tonelada de pescado foi apreendida durante uma ação integrada de fiscalização, realizada no Lago de Tucuruí entre os dias 3 a 19 deste mês por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), com apoio da Polícia Militar. Foram apreendidas as espécies pescada branca, mapará e tucunaré.
De acordo com a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 13, de outubro de 2011, o período de defeso da bacia hidrográfica dos rios Gurupi e Tocantins, onde está inserido o Mosaico de Unidades de Conservação (UCs) Lago de Tucuruí, ocorre anualmente de 1º de novembro até 28 de fevereiro.
Além do pescado, as equipes de Semas e Ideflor-Bio também apreenderam uma motosserra e material de pesca utilizado na atividade ilegal. Foram confiscados ainda 7 panos de malha de 5cm; 1 pano de malha de 6cm; 13 panos de malha de 7cm; 71 panos de malha de 8cm; 2 panos de malha de 10cm; 3 panos de malha de 12cm; 10 panos de malha de 14cm.
Veja também:
Polícia apura crime de maus tratos a animais em fazenda
Alegando problemas mentais, homem rouba mercado duas vezes
Marabaenses pararam para acompanhar jogo da seleção
No total, 107 panos de malhadeiras, que equivalem a 10.700 metros de malhadeiras, foram apreendidos; 5 arpões de pesca de mergulho subaquática; 2 pares de pé de pato; 6 viseiras de mergulho e uma lanterna.
“A fiscalização foi realizada em atividades baseadas em rondas fluviais diurnas e noturnas, com vistorias nas embarcações e em acampamentos de pescadores, além de vistorias a veículos em barreiras terrestres. Além da fiscalização, as equipes também tentam sensibilizar os pescadores e comunidade local a respeito da necessidade de respeitar o período reprodutivo dos peixes, para evitar a extinção de ocorrência das espécies no local”, afirmou Tobias Branches, coordenador de fiscalização da Semas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar