No mês dedicado à conscientização para o controle do câncer de mama e do colo do útero, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon promoveu uma programação especial voltada para alertar colaboradores e pacientes quanto à prevenção e diagnóstico precoce da doença.
O HRT e a Unacon, unidades da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), desenvolveram durante todo o mês de outubro uma programação especial, alusiva a Campanha Outubro Rosa, que enfatiza a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, que neste ano, tem como tema: “Vem te cuidar”.
A ação fez parte do cronograma de atividades desenvolvido durante o mês de outubro, dentro da Campanha Outubro Rosa na Unacon, com foco na conscientização sobre os riscos da doença junto aos colaboradores, pacientes e seus acompanhantes.
Veja também:
- Aeronáutica abre processo seletivo com mais de 500 vagas
- Quase 10 mil estudantes farão as provas do Enem em Marabá
- Apresentadora da Globo denuncia ex por violência doméstica
“Anualmente temos novos avanços científicos no que diz respeito ao tratamento e à prevenção ao câncer de mama, então é preciso que estejamos sempre atentos e buscando atualização”, esclareceu a Coordenadora da Unacon, Samara Nunes. “Este olhar de cuidado, são, por mim, pelos meus filhos e por todas as minhas colegas de trabalho”, reforça.
As ações foram realizadas por equipes multiprofissionais e em diversos locais da unidade. “É uma forma de alcançar mais profissionais, que muitas vezes, não conseguem sair de seus serviços assistenciais”, ressalta a Coordenadora da Comissão de Humanização do Complexo, Jormana Carvalho.
DIA D
Aconteceu no último dia 19 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa, no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon. A atividade foi realizada em frente a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, e reuniu dezenas de mulheres e profissionais da área de saúde.
Pela manhã aconteceu Aula Laboral, com a fisioterapeuta Grace Melo e em seguida palestra sobre a “Prevenção ao câncer de mama”, com o médico oncologista, Jânio Júnior.
Durante a programação a equipe de direção do HRT e Unacon, realizou a entrega de Certificados de Gratidão, a diversos parceiros que sempre foram solidários, com amor e dedicação as atividades desenvolvidas pela Unacon, possibilitando levar a esperança da cura com muito otimismo aos usuários da unidade oncológica.
Dia da Beleza
Ainda na programação do Dia D do Outubro Rosa, a coordenação do evento, possibilitou uma manhã de beleza, mediante parcerias celebradas com grupos de voluntários, as pacientes e acompanhantes em tratamento na Unacon, tiveram a oportunidade de realizar corte de cabelo, maquiagem e massagem, tudo acompanhado com apresentação musical.
O Diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Júnior Souto, lembrou que a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar o bebê o máximo de tempo possível, não fumar e evitar o tabagismo passivo.
O médico oncologista, Jânio Júnior, Diretor Técnico do Complexo Hospitalar, chamou a atenção, para prevenção do câncer de mama, explicando que uma forma de detectar precocemente a doença é fazendo o autoexame. “É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada antes de dormir, ou ao acordar, ou na frente do espelho”, ressalta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar