plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí completa 22 anos

O conjunto de áreas protegidas no sudeste paraense abrange mais de 568 mil hectares sob a gestão do Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio

Imagem ilustrativa da notícia Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí completa 22 anos camera Criadas pela Lei Estadual 6.451/2002, todas essas UCs são dedicadas ao uso sustentável, visando conciliar a conservação da natureza com o bem-estar das comunidades locais | GRTUC/IDEFLOR-Bio/Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) celebrou nesta semana os 22 anos de criação do Mosaico de Unidades de Conservação (UCs) no Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Composto pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, além da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, o conjunto de áreas protegidas abrange mais de 568 mil hectares, sob a gestão do governo do Estado.

Criadas pela Lei Estadual 6.451/2002, todas essas UCs são dedicadas ao uso sustentável, visando conciliar a conservação da natureza com o bem-estar das comunidades locais. A RDS Alcobaça, situada nos municípios de Tucuruí e Novo Repartimento, é uma ilha de 36.128 hectares, onde 78% correspondem à porção aquática, abrigando populações tradicionais e promovendo sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.

Veja também:

Já a RDS Pucuruí-Ararão, com 29.049 hectares, também em Novo Repartimento e Tucuruí, prioriza a exploração sustentável dos recursos naturais e a preservação dos modos de vida das comunidades residentes.

O lago de Tucuruí apresenta rica diversidade econômica, que permite atividades como pesca, aquicultura e pecuária
📷 O lago de Tucuruí apresenta rica diversidade econômica, que permite atividades como pesca, aquicultura e pecuária |GRTUC/IDEFLOR-Bio/Divulgação

Por sua vez, a APA Lago de Tucuruí, com 503.490 hectares, engloba diversos municípios, dentre os quais Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga, apresentando rica diversidade econômica, que permite atividades como pesca, aquicultura e pecuária.

Atrativos

Além de seu valor econômico, a APA Lago de Tucuruí também se destaca pela sua beleza cênica, proporcionada pelo imenso reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e pelos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa. Essa paisagem única oferece um enorme potencial para o turismo, seja convencional, ecológico, esportivo ou comunitário, impulsionando a economia local.

Carta-imagem da abrangência do Lago de Tucuruí que engloba os municípios de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá, Goianésia, Nova Ipixuna e Itupiranga
📷 Carta-imagem da abrangência do Lago de Tucuruí que engloba os municípios de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá, Goianésia, Nova Ipixuna e Itupiranga |GRTUC/IDEFLOR-Bio/Divulgação

Segundo a gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, Keylah Borges, outros atrativos turísticos na APA são o bosque, a caixa d’água, a antiga estrada de ferro, o pedral do Lourenço, o acesso à Usina Hidrelétrica de Tucuruí, por meio da eclusa, e a Transamazônica. Esses pontos encantam os visitantes e ajudam na conscientização sobre a importância da conservação ambiental e cultural.

Compromisso

O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho, disse que os 22 anos do Mosaico de UCs no Lago de Tucuruí representa não apenas uma celebração, mas também um compromisso renovado com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na região.

“Essas três áreas protegidas, que abrangem mais de 568 mil hectares, são o resultado de décadas de esforços dedicados à harmonização entre a conservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais. Neste marco significativo, reafirmamos nosso comprometimento em proteger e valorizar esse patrimônio natural para as presentes e futuras gerações”, ressaltou o diretor.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias