
Com foco na segurança, formação e cuidado com a vida, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí HRT e Unacon, gerido pelo Instituto Diretrizes, realizou na manhã desta terça-feira (23), a cerimônia de posse da Brigada de Incêndio e Emergência e recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Pará o certificado de habite-se (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros-AVCB).
A brigada é composta por 66 funcionários e colaboradores que assumem a função de brigadistas, com o compromisso de garantir a segurança e o bem-estar de todos em caso de incidentes nas dependências do complexo hospitalar.
O curso de formação da Brigada de Incêndio, com duração de quatro dias, foi dividido em duas fases: teórica e prática. Contou com a participação de 66 servidores e colaboradores, que obtiveram conhecimentos essenciais para atuar, incluindo técnicas básicas de primeiros socorros, estratégias de prevenção e combate a incêndios, além do aprendizado sobre os aspectos jurídicos estabelecidos pela Norma NBR 14.276 e pela Instrução Técnica nº 08 do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em conformidade com outras legislações federais e estaduais.
Veja também:
- Paciente do Pará toca sino da vitória e encerra tratamento
- Uepa reforça cuidados com saúde mental e amplia atendimentos
- Casal recém-casado perde a vida em grave acidente no Pará
“A capacitação contou com a participação ativa de profissionais comprometidos, que agora estão ainda mais preparados para agir com responsabilidade e eficácia em situações de emergência”, ressaltou a equipe organizadora.
José Anderson Silva, agente administrativo da unidade hospitalar e líder da Brigada de Incêndio, destacou que essa certificação simboliza a conclusão de um processo iniciado há alguns anos. “Antes, o HRT contava apenas com extintores de incêndio; hoje temos hidrantes, sistema de alarmes e todos os equipamentos necessários para combater princípios de incêndio. Com a certificação e posse dos 66 brigadistas, concluímos a etapa final necessária para que o Corpo de Bombeiros, após vistoria, emitisse nosso certificado de habite-se”, enfatizou.

Adilson Moraes, diretor assistencial do Complexo Hospitalar e chefe da Brigada de Incêndio, afirmou que é uma honra liderar os 66 voluntários que se empenharão em cumprir todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico. “Com a capacitação e certificação dos nossos brigadistas, damos um passo importante em segurança. Agora, com a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), nossa brigada desempenhará um papel crucial no compromisso de manter um ambiente hospitalar pronto para agir de maneira rápida e segura em situações de risco.”
O diretor-geral do Complexo Hospitalar, Junior Souto, celebrou mais uma conquista: a certificação dos 66 membros da Brigada de Incêndio. Com essa etapa finalizada, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará emitiu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o habite-se, documento que atesta que o hospital atende a todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico necessárias para sua operação. Após a vistoria, foi confirmado que o Complexo Hospitalar de Tucuruí está em conformidade com a legislação e as normas de segurança.

Mais do que cumprir exigências legais, a iniciativa busca fortalecer a cultura da prevenção e da proteção à vida, garantindo maior segurança a pacientes, acompanhantes e profissionais que integram a rotina da instituição. “Os integrantes da brigada, servidores e colaboradores, atuarão de maneira voluntária e estão capacitados para enfrentar situações de risco e pânico, salvando vidas e reduzindo perdas e danos”, concluiu o diretor-geral, Junior Souto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar