Silvio Santos é um homem de 91 anos. No entanto, ao longo das duas últimas semanas, o Brasil parece ter descoberto o que parecia ser óbvio: a aparência do apresentador não é mais a mesma do início da carreira na TV, na década de 1960.
Uma foto do "dono do baú" ao lado da mulher, Iris Abravanel, e da chef de cozinha Karlota Fonseca viralizou nas redes sociais. Na imagem, que foi compartilhada pela profissional no dia 17 de março, o comunicador está vestindo um pijama e aparentemente sem os dentes.
O registro, feito durante um jantar íntimo na mansão de Silvio, em Orlando, nos Estados Unidos, despertou comentários surpresos e críticos no ambiente digital. Como um dos homens mais poderosos da comunicação, que ocupa um espaço relevante no imaginário de milhões de pessoas, permite ser fotografado de maneira tão humana?
De acordo com o psicólogo Yuri Busin, especializado em terapia cognitiva comportamental, o episódio diz muito mais sobre as pessoas que reagiram com espanto do que a forma como o apresentador lida com o próprio envelhecimento.
"Óbvio que quando vem um ídolo tão grandioso quanto o Silvio Santos, de certa forma as pessoas acabam tendo um momento onde se deparam com o inesperado. E acaba tendo, obviamente, um susto. Ele é um ídolo muito grandioso que está envelhecendo. Como todos nós vamos envelhecer", explica Busin.
Envelhecer no Brasil
De acordo com o psicólogo Fredy Figner, envelhecer no Brasil impõe ainda desafios específicos e tem o seu papel no medo que as pessoas sentem diante de mudanças naturais da experiência do ser humano.
Veja também:
César Tralli vira meme após gafe no Jornal Hoje
Após 47 anos, Roberto Carlos não é mais contratado da Globo
Suzana Alves, a Tiazinha, revela mágoa com Luciano Huck
"Nossa sociedade vai perceber a velhice muito associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele. As pessoas têm medo de envelhecer no Brasil. O país não é preparado para receber o idoso. O Brasil não é um país preparado para lidar com o envelhecimento", completa.
Para Figner, "o país não está preparado para essa nova realidade. A gente precisa de políticas públicas que consigam atender essa população com qualidade e atenção."
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar