plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PET INFLUENCER DE MARABÁ

Sr. Ramos e Malcom transmitem mensagem de respeito aos pets 

Eles, que são de Marabá, colecionam premiações e propagam mensagem de respeito aos animais para milhões de internautas

Imagem ilustrativa da notícia Sr. Ramos e Malcom transmitem mensagem de respeito aos pets  camera Malcom Salsicha foi eleito o melhor do Brasil, na categoria pets, voto popular | Divulgação

A coleção de premiações espalhadas pelo quarto de Gustavo Ramos revela, junto de seu sorriso e carisma, tamanha dedicação em criar conteúdos que personificam e protagonizam os pets nos vídeos produzidos para as redes sociais. O criador de conteúdo e diretor criativo é natural de Marabá, mas a voz já é conhecida por mais de dois milhões de internautas nas redes sociais do cachorro Malcom Salsicha, o qual, junto com outros três pets, ganha uma voz interpretada por Gustavo, que promove entretenimento e ganha o coração do público.

O tutor conta que descobriu o dom ainda na escola, por percepção e incentivo dos colegas de turma. “Meus amigos já me incentivavam a fazer alguma coisa do lado artístico, porque viam que eu era criativo e, então, comecei a usar minha voz, fazendo um vídeo e este teve uma certa repercussão aqui, em 2013. Em 2015, eu entrei na faculdade, mas no 6º período eu já estava meio cansado e com essa dúvida se eu daria certo na internet. Então eu resolvi trancar e mergulhar nisso, mas a princípio não tinha nada a ver com cachorro e nem com dublagem, eram conteúdos aleatórios, como opiniões sobre algo etc.”, detalha.

Somente em 2018 é que a estrela principal dos vídeos veio entrar em cena. O cãozinho Malcom, da raça Dachshund (cão-salsicha), um presente de aniversário que Gustavo recebeu da prima e que mudaria o rumo dessa história.

Gustavo, o Senhor Ramos, e seus doguinhos Malcom e Luther
📷 Gustavo, o Senhor Ramos, e seus doguinhos Malcom e Luther |Paulo Sérgio

“Eu já tive um ‘salsichinha’ que havia falecido, e como foi uma situação traumática, minha prima viu minha tristeza e resolveu me presentear com outro cachorrinho da mesma raça. Eu tinha um outro gato, o Jorge, que ficava correndo com o Malcom e isso me lembrava muito o desenho do ‘Tom e Jerry’. Eu gostava de filmar aquilo e já imaginava fazer alguma coisa que tivesse interação, onde eu pudesse fazer alguma história com aquilo. Daí foi tomando forma, mas no início não tinha a voz, era somente a legenda mesmo”, conta.

O engajamento só aumentava e, segundo Gustavo, o público sempre pedia mais. Até que, em meio aos elogios pela criatividade na voz e narração, surgiu a sugestão de dublagem, dando voz aos pets, o que fez o criador de conteúdo ganhar ainda mais prestígio nas redes.

“Daí eu resolvi criar a voz do Malcom, tanto que no início era uma voz bem diferente da de hoje, já era rouca, mas não era tão trabalhada como agora. Isso foi ganhando forma, as pessoas foram gostando, até que eu resolvi criar a página só pra ele e, naturalmente, a gente conseguiu conquistar muitos seguidores. Na pandemia, eu comecei a me dedicar ainda tanto que até saí de um trabalho que eu tinha para me dedicar somente a esse conteúdo”, revela Gustavo.

Salsicha visitou os estúdios do Jornal Nacional
📷 Salsicha visitou os estúdios do Jornal Nacional |Divulgação

LEIA TAMBÉM:

O sucesso foi crescendo e Gustavo sempre buscou se aperfeiçoar em cada produção, inclusive, adquiriu microcâmeras leves na coleira dos pets para captar imagens o mais perto e natural possível. Toda essa dedicação o fez receber propostas de uma agência de gestão de carreira e comercial do Rio de Janeiro, em 2021, onde abriram-se várias oportunidades de “merchandising” dentro dos próprios vídeos.

“A gente encaixa nas histórias algumas propagandas e isso é o que tem feito aumentar ainda mais nosso nome de Malcom Salsicha”, afirma.

Premiações

“Eu vejo que o que cativa mais o público é porque é tudo baseado no comportamento natural deles, aqui em casa”, comenta o criador.

Do roteiro à edição, Gustavo conta que tudo é organizado por ele, mas quem brilha são os pets, da forma mais autêntica possível. Esse é, sem dúvidas, um dos principais motivos que o fizeram receber quatro premiações da categoria de criação de conteúdo digital com pets. A primeira foi em 2021, durante a pandemia, pelo iBest, a maior premiação da internet brasileira voltada aos melhores influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital. A segunda foi da plataforma Tik Tok, também em 2021, na categoria pet do ano. Em 2022, o conteúdo recebeu mais uma premiação do “Meme Awards” que reúne os melhores criadores de memes da internet. Gustavo também recebeu, no mesmo ano, o prêmio de criadores do Youtube na categoria prata, por ter alcançado 100 mil seguidores no canal e, este ano, o iBest premiou mais uma vez o conteúdo na categoria de melhor do Brasil em pets.

“Foi uma satisfação enorme ter esse prestígio e reconhecimento e isso vai especialmente para o público do Malcom, que vota em peso e torna isso possível. A gente sempre concorreu com perfis que eram muito maiores que a gente em números, mas o nosso público sempre foi muito apaixonado pelo nosso conteúdo e isso nos ajudou a levar esses troféus. Esse último foi marcante, pois no primeiro eu não pude fazer um discurso no palco, mas neste, tanto eu, quanto o Malcom pudemos nos apresentar ao vivo na plateia, dizer de onde a gente é e contar um pouco sobre nosso trabalho”, agradece Gustavo.

Perfil dos pets

Gustavo descreve Malcom, Lutter, os dois cães salsichas, como dóceis, alegres e bastante expressivos, o que facilita a produção dos vídeos. Em contraste, os dois gatos Ozzy e Eddie, os “gangsters”, são mais observadores, mas também não deixam de ser expressivos.

“Eu brinco muito com essa dinâmica do gato e cachorro e qualquer movimento ou ação deles se torna motivo para a criação de mais uma história, mais um episódio de humor leve e que conta histórias criativas sobre pets e vários outros assuntos”, conta.

O cuidado com os animais e a conscientização

Além de inspirar muita gente a produzir conteúdo similar, Gustavo procura mostrar aos espectadores que o principal objetivo é cuidar bem do pet, sem esquecer que eles são vidas e precisam de seus donos.

“Uma das mensagens que eu acho que está implícita em nossos vídeos é a seriedade e o cuidado que a gente tem com esses pets, enfatiza o criador.

O protagonista Malcom também já foi mascote da Polícia Civil de Marabá na conscientização sobre a luta contra os maus-tratos, em alusão à Campanha Abril Laranja, em 2021.

Malcom também já foi mascote da Polícia Civil de Marabá na conscientização sobre a luta contra os maus-tratos
📷 Malcom também já foi mascote da Polícia Civil de Marabá na conscientização sobre a luta contra os maus-tratos |Divulgação

Próximos passos

Assim como a maioria dos criadores digitais, Gustavo sempre gosta de inovar e revela que um dos planos é personificar os pets em forma de uma animação para TV.

“Alguns seguidores nossos até brincam – ‘poxa, a Netflix poderia contratar vocês’ – mas eu os respondo que a empresa já até nos conhece, inclusive tivemos reuniões e tudo”, completa.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias