O Tik Tok está ganhando o coração dos brasileiros, e o Instagram sabe disso. Por isso a rede social está investindo em novidades para tentar manter os usuários que já tem e, quem sabe, agregar os que usam o Tik Tok. Entretanto, a proposta vai muito diferente do que a empresa chinesa está fazendo. Será que vai dar certo?
O Instagram nunca disfarçou que os seus Reels são uma cópia descarada do TikTok. O mercado funciona assim. O aplicativo chinês da ByteDance estourou? Vamos fazer uma coisa parecida e só mudar o nome. Só que em vez das dancinhas vieram vídeos de humor. Pelo menos é isso que o algoritmo me entrega diariamente.
De 2020 para cá, a plataforma se transformou bastante. As pessoas ainda postam fotos, mas os vídeos ganharam o feed de todo mundo. Os criadores de conteúdo e influenciadores só entregam a segunda opção. No que a rede social agradece.
Veja também:
Vídeo: vocalista da Calcinha Preta expulsa mulher de show
Vídeo: empresa lança óculos inteligentes com IA do ChatGPT
Goste você ou não desse Instagram atual, a tendência é que ele continue assim por muito tempo. Pelo menos é isso que disse o chefão da empresa, Adam Mosseri.
Em um vídeo divulgado nesta semana, ele explicou aos usuários por que a plataforma não permite a publicação de vídeos muito longos – a não ser em lives.
Segundo Mosseri, esse formato atrapalharia o objetivo maior do Instagram, que é conectar amigos.
O que disse Mosseri
Para o chefão do Instagram, quando você fica 10 minutos no mesmo vídeo, você perde tempo para ver outros conteúdos que podem te interessar.
E o que isso tem a ver com os amigos?
Mosseri declarou o seguinte:
“Você vê um vídeo incrível que faz você rir alto, e você o envia para alguém que você sabe que vai rir tão alto quanto você. Ou para mim, eu vejo um destaque de um gol ou truque de futebol incrível, e eu o envio para alguém que eu sei que ama futebol tanto quanto eu. Então essas coisas são sobre se conectar com amigos”, afirmou no vídeo.
O executivo acrescentou que as pessoas tendem a evitar mandar vídeos longos umas para as outras.
Vale destacar que o Instagram até permite a publicação de gravações maiores.
No feed, a plataforma autoriza a divulgação de vídeos de 3 segundos a 60 minutos de duração.
- Nos Reels, esse tempo vai de 15 a 90 segundos.
- Já nos Stories, os vídeos devem ter de 1 a 60 segundos.
- E as lives podem ter até 4 horas.
TikTok experimenta outros caminhos
Se o Instagram copiou o TikTok, podemos dizer que a rede social chinesa já está em outra agora. E o foco da ByteDance tem outro endereço: o YouTube.
Segundo informa o site gringo TechCrunch, o TikTok está testando um formato que vai permitir aos usuários que enviem vídeos de até 60 minutos.
O recurso está disponível para um grupo limitado de usuários em mercados selecionados, e o TikTok diz que não tem planos imediatos de tornar o recurso amplamente disponível.
Vale lembrar que, no início, o aplicativo permitia o upload de vídeos de apenas 15 segundos – só que esse tempo vem aumentando nos últimos anos.
À medida que a empresa ganha popularidade, ela vem lentamente adotando conteúdo de formato longo para enfrentar o YouTube, que hoje já é considerado seu maior concorrente.
O TikTok afirma que tomou a decisão após ouvir os criadores de conteúdo, que pedem mais tempo para coisas como vídeos de culinária, tutoriais de beleza, planos de aulas educacionais, entre outras coisas.
As informações são do The Verge.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar