Não, não é um Transformer, mas bem que poderia se passar por um. As tecnologias estão se tornando cada vez mais corriqueiras no dia a dia atual, e com a intensificação da Inteligência Artificial (IA), robôs que antes só víamos na ficção (como os Transformers, por exemplo que até têm uma categoria da construção civil, os Constructicons), estão começando a se tornar realidade.
O robô Hadrian X, voltado para a construção, pode superar qualquer trabalhador humano e levantar uma casa em dois dias. A máquina é desenvolvida pela empresa de robótica FBR e chegou pela primeira vez aos Estados Unidos esta semana para demonstração. Por lá, a expectativa é que o robô construa dez casas térreas em pouquíssimo tempo, com potencial para revolucionar o setor de construção no país.
Conteúdo Relacionado:
- DOL Carajás inova com o uso da Inteligência Artificial (IA)
- Vídeo: empresa lança óculos inteligentes com IA do ChatGPT
- Google Chrome vai ajudar pessoas que não tem tempo para ler
O protótipo do dispositivo foi anunciado pela primeira vez em 2015 e apresentado em 2023. Na demonstração, o Hadrian X conseguiu empilhar 500 blocos de alvenaria por hora.
Robô é o pedreiro mais rápido do mundo
O robô viajou da Austrália para os Estados Unidos devido à joint venture entre FBR e CRH Ventures Americas, subsidiária de uma das maiores fornecedoras de blocos de concreto do país.
A intenção é que o Hadrian X passe por demonstração em uma instalação localizada em Fort Meyers, na Flórida (EUA). Se ele for bem aceito, o próximo passo será a construção de cinco a dez casas térreas.
Só depois é que as duas companhias entrarão em acordo permanente sobre se a FBR será a fornecedora exclusiva da CRH nos Estados Unidos, algo que pode mudar completamente o setor de construção no país. De acordo com o New Atlas, se isso acontecer, o plano é construir comunidades inteiras com a mão de obra do robô.
Robô agilizará construção (e muito)
- O Hadrian X é equipado com braço telescópio de 32 metros que entra em ação após ser carregado com paletes que contém, dentro, os blocos;
- Então, cada bloco é enviado por uma rampa presente na extremidade do braço do robô, onde é manuseado por pinça variável;
- Graças ao comprimento, o robô pode construir até três andares de uma construção;
E, claro, muito mais rápido do que qualquer humano: além dos 500 blocos por hora, o dispositivo pode completar a construção de uma casa térrea de tamanho normal em dois dias ininterruptos.
Veja o modelo em ação:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar