plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA E PESQUISA

Ciência recria lobos parecidos com os da série Game of Thrones

Com ajuda da ciência, empresa desenvolve filhotes com DNA de lobos da Era do Gelo que lembram os temidos companheiros dos Stark em Westeros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ciência recria lobos parecidos com os da série Game of Thrones camera iniciativa, promovida pela Colossal Biosciences, reacende o debate sobre os limites da engenharia genética e os riscos da chamada “desextinção”. | Reprodução

Uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos está criando, em laboratório, filhotes de lobo com aparência semelhante à de uma espécie extinta há cerca de 10 mil anos: os lobos-gigantes, também conhecidos como Aenocyon dirus. A iniciativa, promovida pela Colossal Biosciences, reacende o debate sobre os limites da engenharia genética e os riscos da chamada “desextinção”.

Segundo a companhia, três filhotes já nasceram a partir de células geneticamente modificadas, com alterações em 20 regiões do DNA de lobos modernos. A intenção, de acordo com os cientistas, é resgatar características funcionais da antiga espécie, como pelagem espessa e corpo até 25% maior que o dos lobos atuais. No entanto, especialistas ressaltam que ainda estão longe de recriar um animal geneticamente idêntico ao extinto.

A Colossal é a mesma empresa que, recentemente, anunciou a criação de camundongos com aparência semelhante à de mamutes-lanosos. No caso dos lobos, o processo envolveu análise genética de fósseis com até 72 mil anos, clonagem de células modificadas e implantação de embriões em cadelas de grande porte.

Veja também:

s três filhotes que sobreviveram receberam nomes simbólicos. Dois machos foram batizados de Rômulo e Remo, em referência aos lendários fundadores de Roma que, segundo a mitologia, foram amamentados por uma loba.

A única fêmea da ninhada foi chamada de Khaleesi, uma das alcunhas da personagem Daenerys Targaryen, da série “Game of Thrones”. Os lobos gigantes são figuras importantes no desenvolvimento da trama, e o autor da série de livros que originou a série, George RR Martin, é um dos investidores da Colossal Biosciences.

Eles estão sendo criados em uma propriedade rural dos EUA sob monitoramento constante. Um quarto filhote, no entanto, morreu aos dez dias de vida devido a uma complicação intestinal.

Apesar do avanço, cientistas apontam limitações. Nem todas as alterações genéticas puderam ser feitas com base direta no DNA dos lobos-gigantes — algumas tiveram que ser adaptadas para evitar riscos, como cegueira ou surdez nos animais.

O projeto levanta discussões éticas e ambientais. O habitat natural desses animais não existe mais, e eles viviam em equilíbrio com outras espécies da Era do Gelo, como mamutes e preguiças gigantes, também extintas. Mesmo com tecnologia avançada, resta a dúvida: há espaço para esses “fantasmas genéticos” no mundo atual?

Relembre o momento em que os Starks encontram os lobos:

Game of Thrones 1x1 : Cena que a família Stark encontra os filhotes de lobos gigantes em Game of Thrones Melhores Momentos Nerds

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Entretenimento

    Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

    Últimas Notícias