plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALÉM DO VÍNCULO EMOCIONAL

Estudo revela como cães ajudam a reduzir o estresse

Cães ajudam a modular hormônios ligados ao estresse, o que pode reduzir riscos de doenças cardíacas, câncer e até demência.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estudo revela como cães ajudam a reduzir o estresse camera Os pesquisadores convidaram cerca de 40 donos de cães para um teste de estresse em laboratório. | Reprodução

Uma nova pesquisa da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, reforça algo que muitos tutores já intuíram: conviver com um cão faz bem — inclusive, biologicamente. Segundo o estudo, a presença dos cães pode equilibrar os dois principais sistemas do corpo humano que regulam o estresse, promovendo uma resposta mais saudável diante de situações adversas.

O estudo, conduzido pelos pesquisadores Kevin Morris e Jaci Gandenberger, foi publicado na plataforma The Conversation Brasil e indica que os cães ajudam o corpo a manter-se alerta, mas sem sobrecarregar os mecanismos naturais de defesa.

A ciência por trás do estresse

Quando passamos por uma situação estressante, dois eixos fisiológicos principais são ativados:

  • O eixo SAM, responsável pela reação imediata ("luta ou fuga"), medido pela enzima alfa-amilase
  • O eixo HPA, que libera o hormônio cortisol e regula a resposta ao estresse prolongado

Em excesso, o estresse afeta o organismo profundamente e está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares, câncer e até demência. De acordo com uma pesquisa de 2022 com 3 mil norte-americanos, um terço dos entrevistados relatou se sentir “completamente sobrecarregado” na maior parte dos dias.

O experimento com os cães

Os pesquisadores convidaram cerca de 40 donos de cães para um teste de estresse em laboratório, no qual tinham de falar em público e resolver problemas de matemática diante de avaliadores impassíveis. Metade dos participantes levou seus cães; a outra metade, não.

Resultados principais:

Participantes com seus cães tiveram níveis de cortisol mais baixos (menos estresse crônico). Além disso, também apresentaram um pico saudável de alfa-amilase, o que indica o estado de alerta controlado.

Já os participantes sem cães não mostraram essa resposta da alfa-amilase, o que pode significar uma desregulação ocasionada pelo estresse excessivo.

Ou seja, os tutores que estavam com seus cães conseguiram reagir ao desafio de forma equilibrada e retornaram ao estado de calma em cerca de 45 minutos — o tempo considerado ideal.

“Os cães ajudam a manter nosso corpo em uma zona saudável de resposta ao estresse”, explica o estudo.

Benefícios além do emocional

A ciência já havia mostrado que a presença de cães diminui a percepção de estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Agora, esta nova pesquisa sugere que os efeitos são ainda mais profundos e envolvem a resposta biológica do corpo.

Estudos anteriores também já indicaram que:

  • Donos de cães têm 24% menos risco de morte;
  • Quem convive com cães tem quatro vezes mais chances de sobreviver após um ataque cardíaco.

Com isso, cresce também o uso de cães de apoio emocional e cães de serviço psiquiátrico, principalmente por pessoas com TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), como veteranos de guerra.

Os cães como ferramenta de saúde pública?

A pesquisa abre caminho para o uso de cães como parte de estratégias de saúde pública e saúde mental. Os pesquisadores da Universidade de Denver já estão conduzindo um novo estudo com milhares de biomarcadores para entender como os cães atuam no cérebro e no corpo de veteranos com TEPT.

Enquanto isso, o que já se sabe é que a companhia dos cães faz bem – e não apenas para o coração.

Inclua o seu melhor amigo na rotina:

Está se sentindo estressado de forma constante? Avalie incluir atividades com seu cão na rotina: caminhadas, brincadeiras, carinho e tempo de qualidade. Se não tiver um cão, considere visitar abrigos ou centros que permitem interação com animais – isso também pode ajudar.

Fonte: Metrópoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Entretenimento

    Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

    Últimas Notícias