
Desde que foi revelado que o apresentador Fausto Silva, de 75 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio, a preocupação com seu estado de saúde mobilizou fãs em todo o Brasil.
O comunicador foi diagnosticado com infecção bacteriana aguda que evoluiu para sepse, reação inflamatória grave que pode levar à falência múltipla dos órgãos. Nos últimos dias, Faustão passou por dois procedimentos de alta complexidade: um transplante de fígado e um retransplante renal.
O que é sepse
De acordo com José Carlos Alves Filho, farmacologista do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, a sepse é uma resposta inflamatória descontrolada do corpo diante de uma infecção generalizada.
Veja também:
- Entenda porquê algumas pessoas não gostam de ouvir música
- Comportamento felino: fatos que todo tutor deve saber
- Estudo aponta avanço da mortalidade por câncer colorretal
“Quando o organismo não consegue conter a infecção, ela se espalha, provocando inflamação sistêmica que pode lesar tecidos e órgãos”, explica.
O especialista destaca que a detecção precoce e o tratamento rápido são essenciais para evitar mortes. Embora as bactérias sejam as causas mais comuns, vírus, protozoários e até fungos podem provocar a condição, especialmente em pacientes com imunidade comprometida.
O que é retransplante
O retransplante é a substituição de um órgão transplantado que deixou de funcionar adequadamente. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Luiz Carneiro, o procedimento pode ser necessário por rejeição crônica, complicações vasculares ou retorno da doença original.
O médico ressalta que, embora a taxa de sucesso seja menor que a do primeiro transplante, os avanços médicos e a seleção criteriosa de pacientes vêm aumentando as chances de recuperação.
Fonte: NSC Total
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar