
A ideia de que gatos são capazes de “sentir a energia” das pessoas é cercada por misticismo, mas a ciência mostra que esse instinto felino tem fundamento. De acordo com a veterinária Paula Castro, especializada em medicina felina e responsável técnica pela clínica de cães e gatos da FMU, esses animais captam sinais emocionais e químicos de forma altamente sensível.
“De certa forma, sim. Gatos são animais muito sensoriais e observadores”, afirma a especialista. Pesquisas já demonstraram que eles reagem às emoções humanas: diante de expressões de alegria, como voz suave e sorriso, costumam se aproximar, pedir carinho e até dar “cabeçadinhas”. Já em situações de raiva, com tom de voz duro e feições tensas, é comum que se afastem, eriçam os pelos ou demonstrem medo.
Além da visão e da audição, os gatos utilizam os feromônios — substâncias químicas invisíveis liberadas pelos seres vivos — para interpretar o ambiente. “Um exemplo clássico é o consultório veterinário. Quando um gato se estressa, libera feromônios relacionados ao medo. O próximo gato que entrar ali, mesmo sem histórico ruim, pode reagir da mesma forma apenas por captar esses sinais”, explica Paula.
Veja também:
- Motel seguro: especialistas dão dicas para aproveitar sem riscos
- Itália oferece até R$ 44,6 mil a profissionais brasileiros
- A recusa de um cônjuge pode impedir o divórcio no Brasil?
Essa sensibilidade tem transformado a rotina em clínicas veterinárias. O uso de feromônios sintéticos de bem-estar, difundidos no ambiente por aparelhos específicos, ajuda a reduzir o estresse e tornar o espaço mais acolhedor para os felinos.
Mas não são apenas os sinais de outros gatos que influenciam: os felinos também percebem feromônios humanos, inclusive os ligados ao medo. Esse processo ocorre pelo órgão vomeronasal, localizado na boca, responsável por captar e processar essas informações químicas.
Apesar de parecer que os gatos compreendem nossas emoções de forma semelhante à humana, a veterinária faz uma ressalva: “Esse ‘entendimento’ é diferente da compreensão humana sobre sentimentos. Muitas das reações são instintivas ou condicionadas.”
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar