plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CULTURA

Musical em Marabá ensina crianças sobre alimentação saudável

Turnê nacional que ensina sobre alimentação saudável para crianças, chega nesta terça-feira em Marabá

Imagem ilustrativa da notícia Musical em Marabá ensina crianças sobre alimentação saudável camera As apresentações acontecem em duas sessões às 16h e às 18:30h no Centro Cultural Cine Marrocos. | Divulgação

Ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável é uma difícil missão aos pais e educadores. O musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” é o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína – Tocantins, e visa facilitar esse acesso ao conhecimento, ensinando de forma lúdica e divertida aos pequenos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis.

A peça voltada ao público infantil, com idade entre 6 e 10 anos, estreia nesta terça-feira, 07 de setembro, em Marabá (PA). As apresentações acontecem em duas sessões às 16h e às 18:30h no Centro Cultural Cine Marrocos. O valor do ingresso de 10 reais (meia) ou 20 reais (inteira) podem ser adquiridos na hora.

O musical é apresentado pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem às turras com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.

Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre", explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.

As apresentações acontecem em duas sessões às 16h e às 18:30h no Centro Cultural Cine Marrocos.
📷 As apresentações acontecem em duas sessões às 16h e às 18:30h no Centro Cultural Cine Marrocos. |Divulgação

Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação à base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.

Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.

Projeto

A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.

Pandemia

A turnê que acontecerá em mais alguns estados nos próximos dias, como Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Barra do Garças (MT) e Palmas (TO),

estava prevista para acontecer no início do ano, no mês de abril, porém, com a propagação da pandemia do novo Coronavírus foi suspensa e remarcada para setembro, cumprindo todos os protocolos de segurança.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias